Consumo consciente é tema de palestra para diretores de escola

Publicado em 29/06/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:30
Palestrante em pé e platéia sentada em um auditório
Diretores de escola participaram de formação sobre as relações de consumo
Crédito
Bruna Provenzano

Com o objetivo de ampliar a formação dos educadores sobre as relações de consumo, a Secretaria de Educação (SMED), a partir do projeto Educação Fiscal: um assunto de escola, promoveu uma palestra sobre o tema com os diretores das escolas municipais. A formação aconteceu na manhã de quarta-feira, 27, e foi ministrada pelo fundador do Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência (ICDE), Rodrigo Lagreca.

Durante o encontro, foram abordados temas como consumo de produtos de origem duvidosa, sustentabilidade e consumo na infância. A palestra busca ampliar a conscientização em relação à aquisição de produtos e serviços desde a infância e, desta forma, atingir também às famílias. A formação contribuirá nas pesquisas e trabalhos sobre educação fiscal e financeira realizados nas escolas municipais e tem apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Projeto articulado

Elaborado pela Secretaria de Educação (SMED) em 2017, o projeto “Educação Fiscal: um assunto de escola” busca ampliar a consciência tributária e de consumo nos alunos e professores. A partir de seus contextos e interesses, as instituições de ensino em Novo Hamburgo passam a desenvolver diferentes questões com alunos, professores e a própria comunidade. A médio e longo prazos, a expectativa é de que a iniciativa promova mudanças de hábitos, valores e atitudes em relação ao consumo e à utilização de recursos públicos.