Cooperativas de recicladores se reúnem na segunda edição de seu encontro motivacional na Feevale

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) promoveu na tarde da última quarta-feira, 23, o 2º Encontro de Cooperativas de Reciclagem de Novo Hamburgo – “Transformando a rotina em desafios” em uma parceria da Prefeitura com a Universidade Feevale. Conforme o secretário Roberto Daniel Bota, titular da SDS, o trabalho dos recicladores serve de espelho para a comunidade de Novo Hamburgo. “O trabalho continua e ainda temos de crescer na conscientização sobre a separação do material que produzimos em nossa cidade”, assinala. “Além de promover a melhor geração de renda, o alerta diz respeito à saúde pública.”
Realizado no auditório do Prédio Multicolor, no Câmpus 2 da instituição, o evento com adesão aproximada de 150 inscritos, contou com a palestra motivacional O Poder das Emoções com a coach Lorena Müller. Também participou da programação dirigida aos recicladores de cooperativas o professor Luís Carlos Robinson com o painel “Transformando resíduos em novos produtos através da reciclagem mecânica”.
De acordo com a gerente do Catavida, Andréia Falkoski, a segunda edição do encontro de cooperativados tratou de um tema ligado à economia dinâmica e sustentável. E, por outro viés, teve como proposta desenvolver de maneira constante a autoestima entre os recicladores. “Os profissionais se sentem cada vez mais orgulhosos do seu trabalho”, observa. “E são importantes eventos assim para que olhem para si mesmos como cidadãos de grande relevância para a sociedade e inspirem os demais cidadãos a fazerem a destinação correta do lixo doméstico.”
A parceria entre o Programa Catavida, vinculado à SDS, e o projeto de extensão Gestão em Empreendimentos Solidários, da Feevale, coordenado pela administradora Vânia Bessi, presente ao evento, motivou a realização da segunda edição do encontro. A ocasião foi prestigiada pelo vice-prefeito de Novo Hamburgo, Antônio Fagan, pelo secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, pela professora Adriana Roveda Cornelius, representando a secretária de Educação, Maristela Guasselli, e pela diretora do Instituto de Ciências Aplicadas da Universidade Feevale, Angelita Renck Gerhardt.
Na oportunidade, também foi apresentado o documentário Cata a Vida, produzido pelos estudantes Mateus Carvalho, Scarleth Duarte, Alan Jr. e Gustavo Rubert na disciplina Produção Audiovisual, ministrada pela professora Donesca Calligaro.