Adra Brasil realiza ações no bairro Santo Afonso

Publicada em 20/04/2018 - Atualizada em 16/10/2024
Encontros ocorrem na Praça da Juventude, do bairro Santo Afonso, nos dias 19 e 20, e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), do bairro Boa Saúde, nos dias 21 e 22 - Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) fechou parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra Brasil) e, juntas, seguem realizando ações em Novo Hamburgo neste fim de semana. Os encontros com a população dos territórios ocorrem nos dias 21 e 22, das 9 às 19 horas, na Praça da Juventude, do bairro Santo Afonso. Por inviabilidade técnica, o caminhão não pode ser deslocado para o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), do bairro Boa Saúde, como constava no cronograma da entidade. Mas nada impediu que a programação de mais dois dias fosse mantida no Município.

Além de abrir as portas de sua ampla unidade móvel, com maquinário adaptado ao atendimento efetivo de comunidades afetadas por desastres naturais, como no caso das enchentes, a Adra Brasil irá promover o treinamento de moradores junto aos dois territórios do Município, com uma simulação de situações emergenciais.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, as atividades da Adra têm caráter humanitário e o caminhão chega à cidade sem aviso prévio para promover a interação rápida com a população local como se fosse realmente um momento de calamidade. “Em casos de emergência, todos precisam estar prontos para agir de maneira bem articulada”, afirma Bota. A adesão ao projeto, na hora, será por demanda espontânea. Para pessoas em situação de vulnerabilidade social serão oferecidas 16 lavagens e secagens de roupas e cerca de mil refeições, preparadas com produtos alimentícios especiais e hidratados na hora. Nos quatro dias, as atividades ocorrem sempre no mesmo horário: das 9 às 19 horas.

Saiba mais

A Adra é uma entidade certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e está presente em 130 países.

Trata-se de uma organização privada, não governamental e sem fins lucrativos, que desenvolve ações assistenciais, beneficentes e filantrópicas. Com independência, a Adra foi estabelecida no Brasil pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1984. Atualmente, a instituição está presente em mais de uma dezena de Estados brasileiros.

Em 2017, a Adra Brasil passou a contar com uma nova regional no Rio Grande do Sul, que tem o gestor Paulo de Tarso como seu diretor estadual.

Em março do ano passado, a entidade esteve em Novo Hamburgo, promovendo uma atividade humanitária em parceria com a SDS, tendo como foco o atendimento a pessoas em situação de rua. A ação realizada naquela oportunidade na Praça do Imigrante, com intermediação do Centro Pop, foi desenvolvida no caminhão próprio da Adra Brasil. A unidade móvel conta com lavanderia industrial, que pode lavar e secar 40kg de roupa por hora, e cozinha com capacidade de preparar e servir 15 mil refeições por dia. A estrutura visa a atender a populações de maneira célere em casos de sinistros naturais devido a mudanças climáticas que podem provocar enchentes em diversas cidades gaúchas.