Jovens visitam SMED e relatam experiência em feira internacional

Depois de participarem de feiras internacionais para apresentar resultados da pesquisa que realizaram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martha Wartenberg, representantes do projeto “Bebedouros Ideiais” visitaram na semana passada a Secretaria de Educação (SMED) para agradecer o apoio recebido. A secretária de Educação, Maristela Guasselli, recebeu os alunos Jonathan da Silva, 16 anos, Rafael Camargo, 16, e a professora Luciana Boll.
No encontro, os jovens pesquisadores relataram a participação na XIX Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Cientec) que aconteceu em novembro, no Peru. A viagem e a hospedagem do grupo foi custeada pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da SMED. “É um orgulho para a cidade ser representada por alunos e professores que apresentam as pesquisas de inovação tecnológica desenvolvidas nas escolas municipais”, destacou Maristela.
Bebedouros ideais
A partir das pesquisas e investigações, os alunos projetaram um modelo de bebedouro capaz de atender cadeirantes, pessoas com deficiência visual, crianças pequenas e adolescentes. A trajetória do projeto orientado pelas professoras Luciana Boll e Neli Fachini iniciou na feira de iniciação científica na própria escola, em 2015. Como um dos destaques na Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec) do mesmo ano, o trabalho conquistou credenciamento para a Mostratec Júnior. Vencedor na sua categoria, a investigação sobre os bebedouros garantiu vaga na edição de 2016 da Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Girasoles, no Paraguai. Destaque no país vizinho, o trabalho recebeu o credenciamento para o encontro no Peru.