Comitiva conhece o Programa Escola Mais Segura

A Guarda Municipal de Novo Hamburgo recebeu, na última terça-feira, 13, uma comitiva de servidores públicos da área da segurança e educação das cidades de Canoas, Cachoeirinha, Porto Alegre e membros do Instituto Fidedigna com o objetivo de conhecer os números, ações e resultados do programa Escola Mais Segura no município.
Premiado nacionalmente, o programa Escola Mais Segura é uma parceria da Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, e da Secretaria de Educação. Utilizando o Registro Online de Violência Escolar (ROVE), as diretoras das escolas do município catalogam os registros de violência nos estabelecimentos de ensino.
“Trata-se de uma ferramenta de extrema importância para mensurar os números relativos à violência escolar no município. Através deste programa, conseguimos traçar estratégias nas ações de prevenção nas escolas”, explica a Diretora da Guarda Municipal, Luiza Schmidt.
Um dos assuntos do encontro foi discutir a possibilidade de um grande estudo nacional, também com as prefeituras das cidades de Campinas (SP), Teresina (PI), Caruaru (PE), locais que também possuem programas semelhantes, articulando políticas públicas para a ampliação do Escola Mais Segura pelo país.
Missões do programa
O Escola Mais Segura busca aumentar a segurança no entorno das instituições de ensino, por meio de rondas da Guarda Municipal. O programa tem como foco ações de prevenção à violência nas escolas mais vulneráveis, selecionadas a partir de diagnóstico estatístico e pactuação por consenso.
Ainda entre os objetivos pode se destacar a estruturação de uma política municipal de prevenção às violências, com diversas formações realizadas nas redes municipais abordando os temas: violências entre os alunos, institucional e contra o patrimônio, prevenção no trânsito, prevenção ao uso de drogas, violência e abuso sexual.