Catavida comemora recebimento de Prêmio

Publicada em 01/12/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Orindes Ribas da Silva, durante comemoração do Catavida. - Foto: Fernanda A. Seger
Para comemorar o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil, conquistado pelo programa de Gestão Social de Resíduos – Catavida, a Prefeitura de Novo Hamburgo promoveu no sábado, dia 29, um jantar no CTG Velha Querência. O prêmio, recebido no primeiro semestre de 2014, foi o sétimo do Catavida, programa vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

Para o prefeito Luis Lauermann esse reconhecimento vem de um longo trabalho realizado na cidade e representa um avanço para Novo Hamburgo. “O Catavida se tornou referência no quesito sustentabilidade. Vamos continuar trabalhando na ampliação do volume de material reciclado” afirma. O secretario da SDS, Hélio Pacheco, destacou a comemoração de mais uma conquista. “Esse é o sétimo prêmio que recebemos e queremos ir mais longe”, comenta.

A catadora Oriendes Ribas da Silva, 58 anos, teve sua vida modificada pelo projeto Catavida. “Participo deste projeto desde seu inicio, para mim ele é ótimo. O Catavida mudou a minha vida” ressalta.

O prêmio

O ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).