Prefeitura intensifica os preparativos para o Dia de Finados

Publicada em 30/10/2014 - Atualizada em 17/10/2024
A capela mortuária recebeu pinturas e reparos nos sanitários. - Foto: Paulo Barcelos
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), intensificou a manutenção diária do Cemitério Municipal Willy Martin, no bairro Operário. Os trabalhos têm por objetivo receber os familiares que visitarão seus entes queridos, sepultados no local no Dia dos Finados, que será lembrado no domingo, dia 2 de novembro. “As melhorias oferecem um ambiente mais acolhedor às pessoas que na data visitam o cemitério para homenagear os familiares falecidos”, explica o secretário da SEMOPSU, Enio Brizola. O local foi contemplado com os serviços de roçada, pinturas na capela e de meios-fios, recolhimento de resíduos, manutenção dos sanitários e das ruas internas, dentre outros reparos.

No sábado, dia 1º e no domingo, dia 2 de novembro, serão instalados banheiros químicos e contêineres para recolher os resíduos descartados durante as limpezas dos túmulos realizadas pelos visitantes. Além disso, os familiares que tiverem dificuldades de encontrar a sepultura de seus familiares contarão com a ajuda de funcionários da SEMOPSU, que atuarão junto a Capela do cemitério.

Alterações de trânsito

Para facilitar a mobilidade no entorno do Cemitério Municipal, duas ruas terão o trânsito alterado. As mudanças acontecem no dia 2 de novembro, das 6h30 às 20 horas. Devido às modificações, a Rua Mem de Sá será transformada em mão única, sentido sul/norte, no trecho entre a Rua 15 de Novembro até a Rua San Marino. A Rua Visconde de Macaé vai ser mão única, sentido norte/sul, a partir da Praça João Ferreira Roque Filho até a Rua 15 de Novembro.

Devido a instalação de barracas de floristas nos arredores da Praça, será proibido estacionar no local. Os condutores poderão estacionar na Rua Visconde de Macaé, entre a Praça e o Portão do Cemitério. Também poderá ser utilizada a Rua 15 de Novembro, e a Rua Mem de Sá. Agentes da Guarda Municipal estarão no local auxiliando na organização do trânsito.

Ônibus

Para comodidade das pessoas que se deslocam até o Cemitério Municipal serão disponibilizados ônibus, no sábado, dia 1º de novembro, e no domingo, dia 2 de novembro. Ao todo, 25 horários atenderão os visitantes. De acordo com o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Egon Kirchheim, a linha de ônibus “Cemitério Municipal” fará o trajeto de ida e volta do Paradão ao Cemitério, saindo do Centro (plataforma 2 do paradão de ônibus).

Dia 1º de novembro (sábado), saída do centro (plataforma 2) – 13h20, 13h55, 14h30, 15 horas, 15h30, 16 horas, 16h15, 16h45.

Dia 2 de novembro (domingo), saída do centro (plataforma 2) – 8 horas, 8h30, 9h30, 10 horas, 10h45, 11h20, 12 horas, 12h30, 13 horas, 13h30, 14 horas, 14h30, 15 horas, 15h30, 16 horas, 16h55, 17h25.

Itinerário: saída da plataforma 2 do paradão de ônibus da Avenida Primeiro de Março, Rua Doutor Magalhães Calvet, Rua Pedro Álvares Cabral, Avenida Pedro Adams Filho, Rua 15 de Novembro, Rua Mem de Sá, com o fim da linha na Praça João Ferreira Roque Filho. O coletivo retorna ao Centro a partir da Praça seguindo o seguinte itinerário: Rua Visconde de Macaé, Rua 15 de Novembro, Avenida Pedro Adams Filho, Avenida Nicolau Becker, Avenida Nações Unidas, Rua Castro Alves, Rua 25 de Julho, Rua Marcílio Dias, plataforma 2 do paradão de ônibus da Avenida Primeiro de Março.