Estande na Feira do Livro apresenta Alternativas de Alimentação Saudável

Publicada em 17/10/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Com amostras de alimentos e sucos feitos com casca e talos de frutas e verduras que normalmente vão para o lixo, a atividade mostra como as partes não convencionais dos alimentos possuem um rico valor nutricional - Foto: Divulgação
Aproveitar frutas e vegetais ao máximo é cada vez mais importante. Cascas, talos, sementes e folhas que costumamos desprezar podem ser muito saudáveis. Para mostrar isso, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) da Prefeitura de Novo Hamburgo, junto ao Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), apresenta na 32ª Feira Regional do Livro do Município um estande sobre Alternativas de Alimentação Saudável. “A ideia é incentivar as pessoas a reutilizar melhor as frutas, verduras e legumes, melhorando a quantidade de vitaminas e diminuindo o resíduo orgânico”, explica a diretora de Licenciamento Ambiental da SEMAM, Luciane Maria.

Com amostras de alimentos e sucos feitos com cascas e talos de frutas e verduras que normalmente vão para o lixo, a atividade mostra como as partes não convencionais dos alimentos possuem um rico valor nutricional. A quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas nelas concentradas podem ser até maior do que nas partes costumeiramente utilizadas. A ação também oferece dicas para o combate ao desperdício de alimentos.