Prefeitura lança serviço online de Cadastro Imobiliário da cidade

Publicada em 25/07/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Durante o encontro o titular da SMDU, Moisés Medeiros, e uma equipe da SETID, fizeram a apresentação da nova ferramenta. - Foto: Paulo Barcelos
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), lançou na sexta-feira, dia 25 de julho, o Cadastro Imobiliário Online, que estará disponível no Portal do Município a partir do dia 28 de julho. O lançamento, realizado no auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, reuniu representantes de imobiliárias e corretores de imóveis da cidade. O novo serviço vai auxiliar as pessoas que precisarem de informações sobre os lotes da cidade que poderão, a partir de agora, fazer a consulta online.

Durante o encontro, o titular da SMDU, Moisés Medeiros, e uma equipe da SETID, fizeram a apresentação da nova ferramenta. A partir da ferramenta digital é possível consultar informações sobre os lotes na cidade, como sua localização, proprietário, área e se é comercial, particular, baldio ou não. Caso a planta atual de Novo Hamburgo mude, as atualizações vão ser feitas constantemente pela SMDU. Conforme o prefeito Luis Lauermann, o novo serviço qualifica, ainda mais, a gestão, além de dar mais agilidade para as consultas dos cidadãos. “A ferramenta vai facilitar o trabalho dos profissionais da área, uma vez que haverá ganho de tempo ao evitar deslocamentos para as consultas”, ressalta.

Algumas informações vão ter o acesso restrito, já que constam nome do dono e outros dados pessoais, por isso, todos os inscritos terão de assinar um termo de responsabilidade. “A nossa intenção é a de proporcionar maior comodidade para os interessados no tema, como corretores, consultores, oficiais de justiça ou qualquer outro cidadão, que poderá acessar informações da sua casa ou local de trabalho, sem precisar se deslocar até a Prefeitura”, explica Medeiros.

As imobiliárias, corretores e demais profissionais interessados devem protocolar a solicitação de Login e Senha – Cadastro Imobiliário no Protocolo Geral do primeiro andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, na Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos, com os documentos abaixo listados. Após a avaliação do setor de Cadastro Digital, o solicitante será avisado de que deve comparecer novamente no Centro Administrativo, dessa vez no Cadastro Digital, terceiro andar, para a criação de usuário e senha de acesso. Para consultar os dados em qualquer momento, basta entrar no endereço www.novohamburgo.rs.gov.br e preencher o login com CPF e a senha.

Documentos necessários para obtenção de senha de acesso ao cadastro imobiliário:

- Termo de Responsabilidade preenchido e com assinatura reconhecida (por semelhança) em cartório;

- Cópia de CPF ou CNPJ e de documento com fotografia (autenticadas);

- Cópia de comprovante de endereço (conta de luz ou água).

O Termo de responsabilidade deve ser impresso do seguinte endereço eletrônico:

http://www.novohamburgo.rs.gov.br/modules/catasg/catalogo.php?servico=1352