Prefeitura inicia desassoreamento do Arroio Peri

Publicada em 22/07/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Uma draga anfíbia esta sendo utilizada para a limpeza do canal. - Foto: Guilherme Jaques

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), iniciou na segunda-feira, dia 21 de julho, os trabalhos de desassoreamento do Arroio Peri, no bairro Canudos. “A iniciativa faz parte das medidas adotadas pela Administração para ampliar a capacidade de escoamento das águas em arroios e córregos da cidade”, destaca o prefeito Luis Lauermann. A desobstrução do arroio está sendo feita por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura. Uma draga anfíbia e uma escavadeira hidráulica estão sendo utilizadas para a limpeza do canal. Havendo condições climáticas favoráveis, a previsão é de que a primeira etapa dos serviços seja concluída em 20 dias. O investimento é de R$ 110 mil.

Nessa primeira etapa, recebe cuidados o trecho do Arroio entre a Avenida Victor Hugo Kunz e a Rua Nápoles. Em um segundo momento, em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, será feita a limpeza do trecho entre a Avenida Victor Hugo Kunz, no bairro Canudos e a ERS 239 no Município vizinho. A Prefeitura de Novo Hamburgo fará o desassoreamento, enquanto que a Prefeitura de Campo Bom dará a destinação para os resíduos retirados do Arroio.

Desde os fortes temporais registrados no início do ano, a Prefeitura intensificou os trabalho de limpeza e desassoreamento de arroios do Município. Os pontos mais críticos de 10 dos 18 arroios de Novo Hamburgo já receberam os trabalhos, sendo contabilizada a retirada de mais de 20 mil toneladas de entulhos. Conforme o secretário da SEMOPSU, Enio Brizola, os desassoreamentos apresentaram resultados positivos. “Mesmo com períodos de chuvas fortes, que caíram recentemente sobre o Município, não houve situações de transbordo de arroios”, comemora.