Comunidade do Santo Afonso define prioridades no OP

Publicada em 11/06/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Luis Lauermann conversou com moradores na assembleia do OP. - Foto: Bruna Provenzano
Moradores do bairro Santo Afonso participaram da assembleia do Orçamento Participativo (OP) na noite de terça-feira, dia 10 de junho, e definiram as prioridades locais e gerais da Região 4. O OP é uma iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), que busca dar voz à população para que ela contribua na construção do orçamento do Município. Desta forma, os moradores podem indicar quais são as suas prioridades de investimento no bairro e na cidade. Das 12 regiões, nove já participaram do processo, reunindo 1.775 pessoas.

Antes da escolha das prioridades dos moradores do bairro Santo Afonso, o prefeito Luis Lauermann conversou com a comunidade e apresentou uma breve prestação de contas das obras e melhorias realizadas na região a partir das outras edições do OP. “Em cinco anos já entregamos 20 quadras poliesportivas em escolas e temos significativas melhorias no atendimento de Saúde, especialmente com o programa Mais Médicos que trouxe 41 profissionais para a cidade”, destacou. Já o secretário da SGG, Fufa Azevedo, lembrou da importância da participação da comunidade no OP. “Fico muito feliz de ver tantas pessoas presentes nas assembleias do OP e ver que Novo Hamburgo está traçando o caminho da cidadania e da participação”, afirmou.

Educação, Saúde e Segurança Pública

Entre as 210 pessoas que se inscreveram na assembleia, as demandas gerais mais votadas foram Educação, Saúde e Segurança Pública. Já nas demandas locais, os temas definidos como prioridade foram Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Social. Além das demandas, foram escolhidos os delegados que representarão a região nas próximas etapas do OP. Esta foi a primeira vez que o casal Carmem de Fátima Agostini, 49 anos, e José Alfredo Kayser, 51, participou do OP no bairro onde vivem há mais de 20 anos. “Viemos para votar em uma demanda da escola da nossa filha. Outros três filhos também estudaram lá”, contou Carmem. “É muito bom que as autoridades venham até os bairros e a gente possa falar o que precisa aqui”, concluiu Kayser.

Como participar

Cada morador que comparecer à assembleia da sua região terá o direito de votar em três demandas gerais, com indicação de prioridades para todo o Município, e em três locais, com as demandas para o seu próprio bairro. É necessário apresentar CPF e comprovante de residência. As próximas assembleias serão marcadas a partir do mês de julho.

Região 4

Demandas Locais:

1º Educação – Pintura interna e externa ao redor da EMEF João Baptista Jaeger

2º Segurança Pública – Câmera de videomonitoramento próximo à Igreja Sagrado Coração de Jesus

3º Desenvolvimento Social – Término e reforma completa da Associação (ASCOPASA)

Demandas Gerais:

1º Educação – Ampliação de recursos para contratação de serviços de manutenção nas escolas municipais

2º Saúde – Duas ambulâncias

3º Segurança Pública – Câmera de videomonitoramento