Canudos define as prioridades no Orçamento Participativo

Moradores de Canudos se reuniram na noite de terça-feira, dia 3 de junho, para a segunda assembleia do Orçamento Participativo (OP) no bairro, em Novo Hamburgo. Desta vez, a comunidade que vive no lado oeste do bairro teve a oportunidade de definir as prioridades do bairro e da cidade. O OP é uma iniciativa da Prefeitura a partir da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG). Até o final do mês de julho serão realizados, ao todo, 12 encontros com todas as regiões da cidade.
Antes da escolha das prioridades, o prefeito Luis Lauermann conversou com os moradores e apresentou uma breve prestação de contas das obras e melhorias realizadas na região a partir das outras edições do OP. “Há cinco anos Novo Hamburgo está vivendo um momento extraordinário do ponto de vista da realização de obras. Vamos seguir buscando parcerias com os Governos Estadual e Federal para trazermos ainda mais recursos à cidade”, destacou.
Educação, Saúde e Segurança Pública
Entre as 131 pessoas que se inscreveram na assembleia, as demandas gerais mais votadas foram Educação, Saúde e Obras Públicas. Já nas demandas locais, os temas definidos como prioridade foram Educação, Saúde e Segurança Pública. Além das demandas, foram escolhidos os delegados que representarão a região nas próximas etapas do OP. Esta foi a primeira vez que Catiele de Matos, 22 anos, participou das assembleias. “Eu vim com toda a minha família porque acho importante que a comunidade seja ouvida. Aqui no bairro as escolas também mobilizaram a comunidade”, disse.
Como participar
Cada morador que comparecer à assembleia da sua região terá o direito de votar em três demandas gerais, com indicação de prioridades para todo o Município, e em três locais, com as demandas para o seu próprio bairro. É necessário apresentar CPF e comprovante de residência. A próxima assembleia será realizada na quinta-feira, dia 5 de junho, no Ginásio da Paróquia (Rua Carlos Dienstbach, 347). Este encontro será para os moradores da Região 3, que representa o bairro Rondônia.
Região 2
Demandas Locais:
1º Educação – Construção de 5 salas de aula e refeitório na EMEI Erico Verissimo
2º Saúde – Aquisição de uma ambulância para a região do bairro Canudos
3º Segurança Pública – Câmera de videomonitoramento na Rua Florença com Bom Princípio
Demandas Gerais:
1º Educação – Ampliação de recursos para contratação de serviços de manutenção nas escolas municipais
2º Saúde – Duas ambulâncias
3º Obras Públicas – Investimentos em Macrodrenagem
Próximas assembleias do OP:
- 5 de junho, quinta-feira, às 19 horas:
Região 3 (Rondônia): Ginásio da Paróquia, na Rua Carlos Dienstbach, 347, no bairro Rondônia
- 10 de junho, terça-feira, às 19 horas:
Região 4 (Santo Afonso): EMEF Harry Roth, na Avenida Buenos Aires, 540, no bairro Santo Afonso