Vagas de estacionamento paraidosos e deficientes são revitalizadas

Publicada em 21/05/2014 - Atualizada em 17/10/2024
O titular da SESMUR, Egon Kirchheim, acompanhou os trabalhos realizados pela equipe da Diretoria de Trânsito. - Foto: Paulo Barcelos
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), revitalizou a sinalização das vagas de estacionamento de ruas do Centro e também do pátio do Centro Administrativo Leopoldo Petry reservadas para pessoas com deficiência e para idosos. A iniciativa busca reforçar a sinalização existente e a conscientização para o uso correto das vagas de estacionamento reservadas a esse público específico. A iniciativa reforça a campanha "Motorista Legal", lançada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência de Novo Hamburgo (CMPCD).

Novo Hamburgo conta com cerca de 50 vagas destinadas a pessoas com deficiência e 90 para idosos. "Pensando na acessibilidade e no conforto dos usuários essas vagas foram instaladas junto a prédios públicos, casas de saúde, escolas, bancos e demais locais apontados pela comunidade", explica o titular da SESMUR, Egon Kirchheim.

Para ter direito às vagas, os deficientes devem realizar o cadastramento na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, apresentando um laudo médico. Os parentes ou responsáveis também podem fazer o cadastro com a presença da pessoa com deficiência. "O credenciamento é importante para que o usuário tenha a garantia de poder utilizar a vaga evitando multas e perda de pontos na CNH”, ressalta o titular da CPPD, Darwin Kremer.

Guarda Municipal autuou 17 condutores em um mês

Entre os dias 18 de março e 18 de abril, a Guarda Municipal autuou 11 condutores por estacionamento irregular em vagas reservadas para idosos. No mesmo período, outros seis motoristas foram autuados por estacionar nas vagas destinadas para pessoas com deficiência. Os condutores receberam multa de R$ 53,20 e três pontos na CNH. Nos casos em que o condutor não foi localizado, os veículos foram recolhidos para desocupar as vagas.