Prefeitura faz vistoria em vans e ônibus escolares

Publicada em 10/04/2014 - Atualizada em 17/10/2024
O secretário da SESMUR, Egon Kirchheim, acompanhou as vistorias - Foto: Paulo Barcelos

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), concluiu na quarta-feira, dia 9 de abril, a vistoria semestral em vans e ônibus que realizam serviços de transporte escolar. Entre os dias 10 a 12 de março e 8 e 9 de abril, foram inspecionados 70 veículos. O secretário da SESMUR, Egon Kirchheim, destaca a importância da vistoria e orienta os pais para que observem se há nos veículos o selo de vistoria. "O selo é a garantia de que o veículo está regularizado e em perfeitas condições de tráfego, isso oferece tranquilidade para os pais e segurança para os filhos", ressalta.

Na lista de itens vistoriados estão: conservação dos pneus e da lataria do veículo, funcionamento da buzina, espelhos retrovisores laterais, dianteiro e traseiro, extintor de incêndio, lanternas, das luzes (de freio, ré e das setas), cintos de segurança, do tacógrafo, presença da pintura da faixa horizontal na cor amarela com 40 centímetros de largura em toda extensão do veículo com a identificação em preto ESCOLAR, entre outros itens. Com a aprovação, o veículo escolar recebe um selo que é colado no vidro dianteiro do veículo.

Para a condutora Maria Luisa Reinehr, 53, todo esse processo de fiscalização é fundamental, pois garante a credibilidade do serviço. “Estou no ramo do transporte escolar há 17 anos e sempre procuro estar em dia com os documentos a manutenção e os itens de segurança do veículo. Na linguagem escolar, costumo dizer que sempre faço a lição de casa. Isso é fundamental para que eu possa executar meu trabalho com qualidade”, considera.

Veículos em conformidade

De acordo com o gerente de Gestão em Transporte Público da SESMUR, Leandro de Bortoli, os veículos responsáveis pelo transporte escolar na cidade estão em conformidade com a Resolução nº 439/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que prevê em todos os veículos retrovisores ou câmeras de filmagens na parte traseira. Ele acrescenta que no dia 28 de março, o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), também realizou uma vistoria, por meio de uma amostragem em três veículos do transporte escolar. Os técnicos do órgão elogiaram as condições dos veículos que são utilizados em Novo Hamburgo.

Veículo irregular foi apreendido

Caso o proprietário não esteja regular ou não realize a revista obrigatória, o veículo estará sujeito a multa e apreensão. Foi o que aconteceu com um condutor do bairro Boa Saúde. No dia 9 de abril, a Guarda Municipal apreendeu uma Kombi que fazia o transporte escolar de forma clandestina. Após uma denúncia recebida por meio do telefone 156, do Prefeitura Atende, foi possível identificar a atividade. O motorista foi autuado, recebeu 7 pontos na carteira de habilitação e teve o veículo recolhido.