Mulheres da Paz recebem homenagem de Natal

Publicada em 17/12/2010 - Atualizada em 04/07/2024
Coroinhas e Martinhas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus emocionaram os presentes durante a homenagem - Foto: Fernanda Kern
“No início, assusta um pouco. Mas nós estamos descobrindo que, unidas, vamos conseguir. A união faz a força, e a nossa união vai mudar a realidade do Santo Afonso”. O sentimento expresso pela Mulher da Paz, Ivone Silveira, 48 anos, é consenso entre as participantes do projeto. Na tarde de sexta-feira, 17 de dezembro, elas estiveram reunidas em homenagem de Natal, que contou com a participação do Presépio Vivo de Coroinhas e Martinhas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Depois da homenagem, elas se reuniram com a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Fraga, para realizar um balanço informal do andamento do projeto. As voluntárias que tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e previsões. Foi o que fez Ivone. Moradora do bairro Santo Afonso há quase 20 anos, ela está feliz em ajudar. “É um grande privilégio ser uma Mulher da Paz. Estamos contribuindo para trazer tranquilidade para nosso bairro”, ressalta. “Aprendi muito sobre direitos e dicas que podemos dar para as pessoas em situação de risco”, comenta ela sobre o primeiro módulo do curso, que termina quinta-feira, dia 23 de dezembro. Para os próximos dois módulos, ela demonstra a mesma alegria. “É muito bom poder entrar em contato com os jovens, que são o futuro da nossa comunidade”, finaliza.

O Projeto

O Mulheres da Paz faz parte do Território de Paz, ação da Prefeitura de Novo Hamburgo, realizado por meio da Coordenação Executiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O projeto voltado é dirigido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher). As selecionadas estão sendo capacitadas para agir na prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens. Elas identificarão jovens em situação de risco que serão encaminhados para cursos e atendimento.