Desfiles de Natal levaram alegria e integração para a cidade

A Magia e o Encantamento tomaram conta de Novo Hamburgo durante os dois primeiros desfiles do Natal dos Sinos 2011. O primeiro deles ocorreu no sábado, dia 10 de dezembro, na Avenida Pedro Adams Filho, e teve a participação de mais de 20 mil pessoas. O segundo ocorreu domingo, 11, no bairro Santo Afonso e, da mesma forma, mobilizou milhares de moradores. As atividades estão entre as mais marcantes da programação deste ano, organizada pela Prefeitura e com ajuda de mais de 600 voluntários da comunidade.
Na Avenida Pedro Adams Filho, diversas famílias levaram cadeiras e chimarrão para assistir ao desfile. Uma delas foi a família Oliveira, que veio do bairro Rincão. Gilmar, 51, Selma, 52, Guilherme, 16 e Gustavo, 15, chegaram duas horas antes do início da programação para garantir um bom lugar na calçada. “Chegamos às 19 horas. Este ano a programação está muito boa e os hamburguenses estão podendo curtir a cidade. Não fosse a programação de Natal, as pessoas que estão aqui hoje estariam espalhadas em outros municípios”, destacou Selma.
Desfile inspirado nas cores
Uma das grandes inspirações para o desfile foi a diversidade das cores divididas nos onze setores da apresentação. Cada grupo ganhou uma cor diferente, representando significados como a paz, a festa, a noite, os sinos, o nascimento de Cristo, a busca da fé, as árvores de Natal, a paixão, o calor, a dança e a participação da comunidade. Além dos voluntários e integrantes de entidades que fazem parte do desfile, a Associação das Entidades Carnavalescas de Novo Hamburgo foi a protagonista na construção dos sete carros alegóricos divididos pelas alegorias. A diversidade cultural também esteve presente no desfile, que contou o nascimento de Jesus Cristo, mesclando ainda ícones natalinos como Papai Noel, brincadeiras, presentes e a alegria.
Ao final do primeiro desfile, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou a importância dos eventos de Natal, que estão espalhando alegria e solidariedade pela cidade, além de alimentarem a alma dos participantes. “O desfile foi realmente incrível. Não tenho palavras para descrevê-lo. A comunidade está de parabéns por produzir um evento tão bonito como este”, declarou. O casal Carlos Roberto Rutner, 69, e Ângela Dieter, 52 anos, também demonstraram satisfação ao final do evento na principal avenida da cidade. “A qualidade da programação está muito boa, contemplando todos os públicos. O desfile foi maravilhoso, contou com uma grande participação da população, que mostrou muita disciplina. A organização está de parabéns”, afirmou Ângela.
Santo Afonso recebeu desfile no domingo
O bairro Santo Afonso recebeu o segundo desfile de Natal no domingo, dia 11. O público presente, dentre os milhares de moradores da comunidade, se posicionou na Rua México para assistir a criatividade das fantasias e o enredo da história evidenciada pelos 600 integrantes. Os próximos desfiles ocorrem no sábado, dia 17, às 21h30, novamente na Avenida Pedro Adams Filho, e no domingo, 18, no bairro Canudos, às 21 horas, na Rua Vereador Oscar Horn, esquina com a Rua Ícaro.