Santo Afonso Fest atraiu mais de 20 mil pessoas

Publicada em 07/11/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann e demais autoridades durante a abertura oficial da festa. - Foto: Renata Arteiro
Moradores do bairro Santo Afonso tiveram um final de semana especial. Isso porque, durante os dias 4, 5 e 6 de novembro, o bairro foi palco de uma grande festa para a comunidade, a 1ª Santo Afonso Fest, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR). Mais de 20 mil hamburguenses, de diferentes bairros, foram até a Praça da Avenida Buenos Aires para assistir a shows, mostra do comércio, feiras de artesanato, brinquedos para as crianças e serviços da Administração. Tudo de forma gratuita.

As festividades iniciaram na noite de sexta-feira, 4 de novembro, com show da cantora Evangélica Gospel, Jenifer Antoni. No sábado, 5, houve a abertura oficial da festa, além da apresentação de diversas bandas como Banda Modello, Banda Legal, Expresso Tchê e Musical JM. Durante a cerimônia, o prefeito Tarcísio Zimmermann explicou o motivo pelo qual a Prefeitura planejou a Santo Afonso Fest. “Quando inauguramos a UPA, no bairro Canudos, fizemos a 1ª Canudos Fest, com o objetivo de comemorar a conquista da Unidade de Pronto Atendimento. Agora, estamos realizando esta grande festa para celebrar o Reluz, projeto que vai deixar Novo Hamburgo iluminada e que já passou por este bairro”, destacou. Um dos idealizadores do evento, o diretor de Apoio à Microempresa e Economia Solidária da SEDETUR, Ênio Brizola, ressaltou outro propósito da festa. “Queremos trazer um pouco de diversão e alegria para os moradores deste bairro”.

Lazer, cultura e entretenimento

Lazer e cultura com segurança perto de casa, valorizando o bairro em que moram quase 24 mil pessoas. É assim que as irmãs Sara e Fabiane Duarte, moradoras do Santo Afonso avaliaram a festa. “Tudo muito bem organizado e o principal, com guardas municipais circulando, fazendo com que a gente possa curtir os shows com segurança”, assegurou Fabiane. “Shows muito legais de graça, como o da Banda Legal, que é a minha favorita! Espero que tenham mais, todos os anos”, disse Sara. Além dos shows, que alegraram as irmãs, quem passou pela Praça, pôde conferir uma mostra com 25 empresas comercializando roupas, acessórios, calçados e alimentos. Os expositores, que não tiveram nenhum custo com o estande, também aprovaram o evento. A comerciante Nerli Stein, de 53 anos, dona de uma loja de roupas do bairro Liberdade aproveitou a festa para divulgar o seu estabelecimento. “É a primeira vez que a gente expõe, porque antes não tínhamos esse incentivo. Além de vender nossos produtos, conseguimos divulgar a loja, e isso é maravilhoso para nós comerciantes”.

No domingo, 6 de novembro, último dia de festa, subiram ao palco a Banda Só Se For Agora, Banda Verdee e a dupla Lucas & Felipe. O turno da noite foi marcado pelo regionalismo e tradicionalismo, com a quarta eliminatória do Festival Nossa Música Pela Paz e Contra as Drogas, que trouxe além das atrações que concorrem ao festival, um show de encerramento com César Oliveira & Rogério Melo. A programação agradou desde jovens e famílias, que aproveitaram o domingo para curtir as atividades. O autônomo Paulo Vasques, de 42 anos, levou os três filhos e a esposa, Patrícia Vasques, 31 anos, para assistir às atrações e tomar um chimarrão na Praça. “Eu vivi aqui durante 30 anos, e nunca tinha visto uma festa como essa, promovida pela Prefeitura. A gente até se sentia meio esquecido, porque tudo só acontecia no Centro. Além da festa, vim para cá com as crianças para curtir a praça, que também ficou muito bonita”, contou.