Município inicia obras de nova Escola em Lomba Grande

Publicada em 24/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Área onde será construída a nova escola de educação infantil, no bairro Lomba Grande - Foto: Bruna Provenzano
Em breve, a comunidade do bairro Lomba Grande contará com uma nova instituição municipal de ensino. A Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir das secretarias de Educação e Desporto (SMED) e Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), inicia na terça-feira, dia 25 de outubro, a construção de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que atenderá às crianças do bairro. O prédio ficará localizado na esquina entre a Rua Roberto Linck com a Avenida Brasília. Às 17 horas, uma cerimônia com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann marcará o início da obra.

Com mais de mil metros quadrados de área construída, a nova EMEI contará com oito salas de aula, uma sala de leitura e multiuso, um laboratório de informática, cozinha, vestiário de funcionários, refeitório e pátio. Já a área externa será composta por palco, anfiteatro e pracinha. A escola terá ainda banheiros para estudantes e professores além de um prédio administrativo com secretaria, sala de orientação, diretoria, almoxarifado e salas de reuniões. “Esta é mais uma conquista da comunidade, que terá um espaço totalmente novo e formatado especialmente para os pequenos hamburguenses”, destaca Tarcísio.

No total, serão investidos R$ 2.386.470,12 na construção da escola que terá capacidade para atender até 240 crianças. Os recursos são provenientes do Governo Federal, com contrapartida da Administração. A previsão é de que a obra seja finalizada em 10 meses.

Comunidade comemora investimento

Moradora do bairro Lomba Grande, Camila Costa Pereira Müller já planeja matricular o filho Augusto na nova escola. “Ele tem quatro meses e quando a escola ficar pronta já poderei fazer a inscrição dele aqui. Precisávamos muito de uma instituição de educação infantil aqui no bairro”, comemora.

Além desta EMEI, outras quatro já estão em fase final de construção em Novo Hamburgo. A Administração prevê ainda a instalação de outras sete a partir de 2012. “Estas escolas são de primeiro mundo e atenderão com muita qualidade nossas crianças”, explica o secretário Alberto Carabajal.

Demanda foi escolhida através do OP

A EMEI de Lomba Grande é a prova da participação popular no futuro de Novo Hamburgo. A obra foi uma das escolhidas através do Orçamento Participativo (OP) no ciclo de 2010/2011 e se destaca como o primeiro grande investimento conquistado por meio de uma decisão da comunidade. A professora Jacinta Scalcon, de 42 anos, foi uma das delegadas do OP que participou da escolha. “A escola trará grandes benefícios à comunidade, atendendo uma faixa muito grande de crianças que, hoje, têm de ficar em casa, impedindo que muitas mães possam buscar alternativas de renda”, ressalta Tita, como a educadora é conhecida.

A professora afirma ainda que a obra é o reflexo do funcionamento do OP em Novo Hamburgo. “A população seguidamente pergunta sobre o que foi votado, para onde estão indo os investimentos. A EMEI de Lomba Grande é a prova de que o processo funciona. As melhorias não acontecem como se fosse um passe de mágica. É preciso paciência e lutar pelas necessidades não só do bairro rural, mas de todo o Município”, enfatiza.