Catadores comemoraram primeiro ano de mudanças na Central Roselândia

Publicada em 04/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres (ao fundo de pé), parabenizou os catadores e lembrou da importância da profissão. - Foto: Renata Arteiro
“Faz um ano que a minha vida mudou pra melhor”. Cheia de orgulho e com um sorriso no rosto, essa foi a frase da catadora Maria Joana Santos, de 52 anos, que junto com outros trabalhadores da Central de Reciclagem Roselândia e equipes do programa CataVida, da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), comemorou na terça-feira, 4 de outubro, o primeiro ano de operações no local com um novo modelo de trabalho.

Para comemorar 365 dias de trabalhos com a Cooperativa de Construção Civil e Limpeza Urbana (Coolabore), o aumento da renda de cada trabalhador e a melhoria direta das condições de trabalho (antes eles não tinham sequer equipamentos de segurança), os catadores fizeram um almoço especial. A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, participou da festa e parabenizou a todos pela celebração. “Não bastaria só o poder público querer mudar a realidade de vocês, cada catador também precisou, de alguma forma, nos ajudar. E hoje, eu tenho orgulho de dizer que conseguimos transformar e dar dignidade à profissão de vocês, que é muito importante para o nosso Município”. Durante a comemoração, os catadores receberam os novos bonés do programa. Atualmente, cerca de 50 catadores trabalham na Central de Reciclagem Roselândia.