Município lidera criação de novos empregos

Publicada em 29/09/2011 - Atualizada em 17/10/2024
O motorista João Rodrigo de Lima, 55 anos, retira senha para criar seu currículo na AME - Foto: Gustavo Henemann
As oportunidades no mercado de trabalho em Novo Hamburgo não param de crescer. De janeiro a agosto de 2011, o Município contabilizou a criação de 4.285 novos postos de trabalho, consolidando-se em primeiro lugar entre as cidades da região do Vale do Sinos e em quarto no Estado. A cidade alcançou a marca de 79.319 trabalhadores com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET), ambos vinculados ao Ministério do Trabalho. Os números são o reflexo de todas as ações que a Prefeitura desenvolve na cidade. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), diversas atividades fortalecem a economia do Município, fazendo com que 12.816 novos postos de trabalho fossem criados em Novo Hamburgo desde 2009.

Segundo o prefeito Tarcísio Zimmermann, todos os números comprovam a retomada do crescimento da economia de Novo Hamburgo. “Os dados mostram as ações que a Prefeitura realiza. São diversas iniciativas, desde cursos de qualificação até programas de capacitação de empreendedores. Essas medidas se unem a outros projetos, como o da Hamburgtec e o do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que estão prestes a serem implantados”, elenca. Tarcísio ainda destaca que a Administração acompanha o desenvolvimento do setor calçadista ao mesmo tempo que busca estímulo a outros setores industriais para que uma nova matriz econômica seja criada no Município.

Parte do êxito na criação de novas vagas se deve à qualificação da mão de obra. “Isso foi fundamental para as contratações”, exalta o secretário Carlos Finck. “Estamos com a economia aquecida. Os investimentos da Prefeitura e das empresas em qualificação tiveram influência direta na quantidade de pessoas empregadas”, complementa. A criação de novos postos de trabalho ficaram superiores a outras grandes cidades da Região Metropolitana, como Canoas (que abriu 3.213 vagas) e São Leopoldo (com 2.084).

Agência Municipal de Empregos garante mais oportunidades

O avanço também é fruto do trabalho qualificado da Agência Municipal de Empregos (AME). A Prefeitura contratou mais funcionários e adquiriu novos equipamentos para melhor atender a comunidade. O resultado veio rápido. Somente em 2011, a instituição confeccionou 4.850 carteiras de trabalho e encaminhou 7.587 pessoas para vagas. O motorista João Rodrigo de Lima, 55 anos, foi um dos beneficiados. Na AME, ele conseguiu duas oportunidades de emprego. “Além do bom atendimento, consegui fazer um currículo, pois ainda não tinha um. Isso me ajudará para conseguir uma nova vaga no mercado de trabalho”, afirma.

O diretor de Trabalho da SEDETUR, Paulo Haubert, ressalta que o atendimento é uma das prioridades da AME. “Queremos que as pessoas se sintam bem e confiantes no trabalho que oferecemos à comunidade”. A auxiliar de serviços gerais, Simone Ferreira, 40 anos, encontrou na agência um serviço rápido e eficiente. “Gostei muito do atendimento que recebi. Os servidores se colocam no lugar de quem procura emprego. Isso facilita nosso acesso às vagas disponíveis”, diz.

Diariamente, centenas de pessoas passam para conferir as vagas abertas e aproveitam para cadastrar o seu currículo. Em alguns casos, a contratação é quase imediata. A jovem Beatriz Nunes Buonocore, 16 anos, é um exemplo, ao ter indicação da AME para uma vaga de atendente em um restaurante. Ela conseguiu seu primeiro estágio em pouco tempo. “Faz dois meses que estou trabalhando e me sinto muito valorizada pelo serviço prestado”, relata. Segundo o empresário Oldair Gomes Dias, 37 anos, dono do restaurante em que Beatriz trabalha, a AME foi fundamental para a contratação da funcionária, já que seu estabelecimento faz parte de uma franquia de São Paulo. “O atendimento foi o melhor possível. A agência pré-selecionou os melhores currículos e nos encaminhou. O processo foi bem rápido. Só decidimos quem se encaixava no perfil da empresa”, conta.

Novos postos de trabalho (de janeiro a agosto de 2011)

1º Porto Alegre – 22.081

2º Caxias do Sul – 8.767

3º Santa Cruz do Sul – 5.158

4º Novo Hamburgo – 4.285

Serviços oferecidos pela AME

- Encaminhamentos, cadastro e criação de currículos: O candidato deve comparecer à AME e analisar o mural de vagas. Caso se interesse por alguma, deve pegar o encaminhamento com um dos atendentes. Se a vaga necessita de experiência na área, a pessoa deve ter a carteira de trabalho em mãos.

- Confecção de carteiras de trabalho: É preciso levar uma foto 3x4 com fundo branco, RG ou certidão de nascimento ou de casamento original, CPF e comprovante de residência.

- Telecentro: Local onde é possível encaminhar currículos pela internet ou até mesmo imprimir cópias para levar até as empresas.

- Entrevistas de emprego: A AME oferece uma sala para que as empresas possam realizar as entrevistas de emprego com os candidatos.

- Cadastro de vagas: Para as empresas que desejam cadastrar oportunidades de emprego, representantes podem passar as informações pelo telefone (51) 3524-4872, enviá-las para o e-mail ame.nh@novohamburgo.rs.gov.br ou ir até o local e realizar o procedimento.

- A AME fica na Rua David Canabarro, nº 20, 2º andar, no Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Vagas abertas

Atualmente a AME disponibiliza 1285 vagas de emprego. Confira abaixo:

Comércio: 250

Construção civil: 25

Indústria: 460

Serviços: 550