Fórum promovido pela SMED debateu a Progressão Continuada

Publicada em 26/09/2011 - Atualizada em 17/10/2024
O secretário Alberto Carabajal destacou o ponto principal a ser discutido. - Foto: Júlia Bondan
Na segunda-feira, 26 de setembro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), realizou o 1º Fórum Municipal sobre a Progressão Continuada nos Três Primeiros Anos do Ensino Fundamental. Planejado pela comissão permanente que debate o assunto, o evento ocorreu no campus 2 da Universidade Feevale e contou com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, do secretário da SMED, Alberto Carabajal, do presidente do Conselho Municipal de Educação, Ciro Lemos, da representante da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Rosana Chinazzo e diretores de escolas das redes municipal, estadual e particular.

Durante todo o dia, cerca de 450 profissionais da educação das três redes de ensino da cidade debateram sobre o Parecer nº 11/2010 e a Resolução nº 7/2010 do Conselho Nacional de Educação, que determina a progressão continuada nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Também participaram da atividade representantes das escolas formadoras de professores da cidade.

Na abertura do fórum, o prefeito Tarcísio ressaltou a importância do diálogo entre as três redes de ensino e o Pacto pela Educação proposto pela Administração. “Com a ajuda da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS) e da Secretaria de Saúde (SMS), poderemos apoiar e melhorar o processo da educação de cada criança. Sabemos que as primeiras séries são as mais importantes, pois preparam para a vida escolar, portanto, daremos todo o apoio necessário”, destacou.

De acordo com Carabajal, a divergência não está na progressão continuada e sim na forma como esta determinação federal será implantada. “Este é um momento de extrema importância e deve ser discutido. Reprovar ou não o aluno, sempre foi a forma de confirmação do empenho ou a falta dele. Agora precisamos organizar e reinventar isso”, explicou o secretário. À tarde houve um painel com a participação de diversos profissionais que debateram o assunto e apresentaram relato de experiências além de apresentações culturais dos alunos de escolas municipais.