Prefeito confere novo projeto da RS-010 em Porto Alegre

Publicada em 20/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann (à direita) em conversa com o governador Tarso Genro (à esquerda) - Foto: Diogo Fernandes
O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, participou na terça-feira, 19 de julho da apresentação do novo projeto da RS-010 ao governador Tarso Genro. O encontro ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença de diversas lideranças da Região Metropolitana. A proposta para a construção da rodovia que ligará a Capital até Sapiranga foi elaborada pela Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal).

O novo projeto compreende alterações importantes em questões como a revisão da estrutura de tarifas, otimização dos encargos tributários sobre a contrapartida do governo, redução dos investimentos por parte do Estado e incorporações de novas obras para atendimento de anseios dos municípios. Entre as novidades, está a inclusão de anéis viários metropolitanos, composto por acessos que interligam rodovias federais e estaduais e que ampliará a obra 67 quilômetros, como previsto anteriormente, para 96 quilômetros de extensão.

A construção dos anéis foi justamente uma das alterações defendidas por Tarcísio Zimmermann. Com isso, Novo Hamburgo será beneficiado com acessos à RS-240 e à Estrada da Integração, em Lomba Grande. O chefe do Executivo hamburguense destacou que o novo projeto trouxe adequações importantes para a viabilização da obra. “Essa proposta reduz bastante o compromisso de desembolso do Estado, mas ainda assim sabemos que é um valor pesado”, comentou.

Com o projeto em mãos, Tarso Genro solicitou que o documento seja encaminhado também para outras instâncias, como Ministério Público, Tribunal de Contas e bancadas da Assembleia. O governador indicou um prazo de até 60 dias para que se estude a proposta e que o Estado tenha uma posição. “A apresentação me agradou muito, pois se trata de um estudo extremamente sério”, destacou.

A construção da RS-010 foi tema de uma série de encontros na Região Metropolitana. Antes da reunião no Palácio Piratini, autoridades estiveram discutindo o tema na Prefeitura de Novo Hamburgo com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.