Lomba Grande leva mais de 450 pessoas ao OP

Publicada em 18/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Mais de 450 pessoas participaram da Assembleia do OP em Lomba Grande - Foto: Gustavo Henemann

Os moradores de Lomba Grande deram uma grande demonstração de mobilização comunitária na tarde de sábado durante a 11ª Assembleia Regional do Orçamento Participativo (OP) 2011 de Novo Hamburgo. Ao todo, 457 pessoas credenciadas participaram do encontro referente à Região 10, lotando o salão da Comunidade Católica São José. Todos votaram nas demandas prioritárias e elegeram os delegados regionais que fiscalizarão todo o processo. A última reunião será realizada sábado, dia 23, no Loteamento Kephas, contemplando a Região 7.

Os moradores das regiões do Quilombo, Morro dos Bois, São Jacó, Santa Maria do Butiá, São João do Deserto, Taimbé e Integração estiveram em peso na Assembleia Regional. Como de costume, o prefeito Tarcísio Zimmermann realizou a prestação de contas para o público presente. O chefe do Executivo salientou que as finanças do Município estão todas quitadas e ainda falou dos avanços em Lomba Grande. “Estamos investindo na agroindústria e na manutenção das estradas. Ainda vamos levar a Comusa para a região e construiremos uma nova escola que foi aprovada no OP de 2010”, afirmou. O prefeito ainda falou que o projeto ReLuz, que trocará toda a iluminação pública da cidade, começará por Lomba Grande.

A comunidade local demonstrou que o OP é a ferramenta mais fácil para conseguir novos investimentos e elegeu como prioridade local a colocação de asfalto na Estrada Afonso Strack, que liga vários municípios da região com a RS-118. Para isso, Zimmermann fez a proposta para a comunidade da formação de uma comissão para busca de investimentos para tais obras. “A comissão teria a função de buscar recursos junto a deputados estaduais e federais, que viabilizariam a realização destas pavimentações comunitárias”, acrescentou.

A presença massiva da comunidade de Santa Maria do Butiá foi fundamental para a aprovação das demandas locais. A professora Andrea Ramos, 40 anos, foi uma das pessoas que reivindicou melhorias para a Estrada Afonso Strack. “A via tem muito movimento diariamente e precisa de atenção. Há muito tráfego de caminhões nas proximidades das pedreiras e isso acaba com o trecho”, enfatizou. Da mesma região, o vice-presidente da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Washington Luis, Roque Marconi de Mello, 45 anos, se cadastrou como delegado para tentar o investimento de uma quadra poliesportiva para a escola. “Buscamos essa obra para promover a atividade física dos alunos e para que aos finais de semana a comunidade possa usufruir do local como área de lazer”, disse.

Para o diretor de Orçamento Participativo, Carlos Mosmann, a mobilização da comunidade de Santa Maria do Butiá foi excelente. “Esperávamos um grande público, mas fomos surpreendidos. O resultado da votação mostra a união da comunidade de Lomba Grande”, destacou. “O público está de parabéns pela mobilização e pela civilidade”, comentou Mosmann.

Os temas mais votados nas demandas gerais foram Desenvolvimento Econômico – Geração de Emprego e Renda (380 pontos), Saúde (281), Educação (187). Já nas locais, as áreas de Melhoria da Infraestrutura (1.111), Esportes e Lazer (651), Saúde (352) foram destacadas. Também foram eleitos 27 delegados que vão acompanhar o desenvolvimento do OP na Região 10

Resultado da Assembleia Local – demandas mais votadas:

- Demandas Locais

Melhoria da Infraestrutura: Asfalto na Estrada Afonso Strack

Esportes e Lazer: Quadra poliesportiva coberta para a EMEF Washinton Luis

Saúde: Construção de uma unidade de saúde em Santa Maria do Butiá

- Demandas Gerais

Desenvolvimento Econômico – Geração de Emprego e Renda: Apoio às Pequenas e Microempresas

Saúde: Reforma do Hospital Municipal e construção de novo anexo

Educação: Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal

O resultado completo das assembleias pode ser conferido no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br.