Roselândia elege o desenvolvimento social no OP

Os moradores do Roselândia antes integravam a Região 7, hoje composta pelo Loteamento Kephas, Vila Redentora e o bairro Vila Diehl. O secretário Geral de Governo, Roque Werlang, salientou a importância do desmembramento, destacando que foi um grande exemplo de democracia. “Esta é a primeira reunião feita aqui no Roselândia e mudamos por reivindicações da comunidade”, frisou ele durante a Assembleia Regional.
A manutenção e qualificação do projeto CataVida, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), foi uma das demandas mais votadas na Assembleia. Grande parte da comunidade presente no encontro era formada pelos catadores do programa, que trabalham na Central de Reciclagem do bairro. Entre eles, estava a catadora Maria Juraci Martins, de 56 anos. “Eu ajudei a mobilizar os meus colegas para que todo mundo viesse votar e escolher o CataVida, que vai ficar ainda melhor”, contou.
Nas demandas gerais, as áreas da Saúde e Educação também ficaram entre as mais votadas, com 124 e 101 pontos, respectivamente. Já nas demandas locais, a principal escolha foi a Educação, que recebeu 229 pontos, seguido pelo Saneamento e Meio Ambiente, com 116 pontos, e Esportes e Lazer, que obteve 101 pontos. Na Assembleia também foram eleitos 11 delegados regionais.
Lorena realizou prestação de contas à comunidade
Durante a abertura do encontro, a prefeita em exercício Lorena Mayer lembrou as demandas elegidas pela comunidade do bairro Roselândia no último OP. “No ano passado, vocês escolheram a regularização fundiária aqui para o bairro. Eu quero assegurar que o projeto está em execução e que logo vocês verão que aquilo que vocês votaram e escolheram como prioridade será feito. Por isso, a importância de vocês participarem das reuniões, porque a escolha é toda da comunidade”, declarou. Lorena também falou das principais melhorias que serão realizadas na cidade, como o tratamento de até 80% do esgoto do Município. “Vocês não fazem ideia do quanto a vida de cada morador de Novo Hamburgo vai melhorar com essa medida. Isso é um compromisso já firmado”, ressaltou.
Resultado da Assembleia Regional – demandas mais votadas
- Demandas gerais
Desenvolvimento Social – Manutenção e qualificação do programa CataVida, de qualificação profissional social dos catadores de material reciclável
Saúde – Reforma do Hospital Municipal e construção de novo anexo
Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal
- Demandas locais
Educação – Ampliação de uma sala de aula e refeitório da EMEF Maria Quitéria
Saneamento e Meio Ambiente – Canalização de esgoto da Vila Nova Esperança
Esportes e Lazer – Recuperação do campo e instalações esportivas da Praça Luiz Antônio