Novo Hamburgo projeta Escola de Gastronomia
Na primeira parte da reunião, realizada no Gabinete do Prefeito, foi apresentado o projeto de revitalização, coordenado pela Unidade Gestão de Projetos (UGP) da Prefeitura. “Essa medida reabilitará diversos pontos do Município. Queremos formar parcerias para instalar em Hamburgo Velho espaços que qualifiquem o uso daquele núcleo turístico, cultural e tecnológico”, destacou Tarcísio. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, ressaltou que a revitalização destacará o Centro Histórico da cidade, mas que novos empreendimentos podem se instalar no local. “Estamos trabalhando na preservação do patrimônio histórico no núcleo inicial da cidade de Novo Hamburgo. Além dessa parte, queremos outras iniciativas que incentivem a economia do bairro”, explicou.
Depois da apresentação, todos visitaram o bairro Hamburgo Velho, onde o grupo conheceu o prédio do Centro de Especialidades Médicas. Os representantes também passaram por pontos históricos, como a Fundação Scheffel e a Casa Schmitt-Presser. “Historicamente, o SENAC atua na área de gastronomia, oferecendo cursos gratuitos. Existe a possibilidade de instalação de uma escola em Novo Hamburgo. Precisamos somente analisar a viabilidade do projeto”, afirmou o diretor regional do SENAC-RS, José Paulo da Rosa.
Acompanharam as atividades o presidente do SindiGastrô NH, Cesar Silva; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck; o presidente do Sindilojas NH, Gerson Jacques Müller; a diretora do SENAC NH, Carla Cassol; a coordenadora da Engenharia do SENAC-RS, Ana Paula Freitas; o gerente do Núcleo Administrativo do SENAC-RS, André Porto dos Reis; o vice-presidente da Fecomércio, Manuel Soares; o diretor regional do SENAC-RS, José Paulo da Rosa; o assessor da UGP, Lucas Casagrande; a arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Rosaura Giordano; e o diretor de Comunicação Social, Alexsander Penz Mendes.
Sobre o projeto
A Prefeitura de Novo Hamburgo está negociando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um financiamento. O acordo entre as duas organizações prevê o investimento de US$ 22 milhões em Novo Hamburgo, em um projeto que abrange a revitalização do bairro histórico de Hamburgo Velho, a conclusão da Avenida Alcântara e a estruturação de parte da Vila Iguaçu até a Avenida dos Municípios. O processo já está em estágio bem avançado. A previsão é que o acordo seja assinado até o final de 2011.