Região 5 escolhe Educação como prioridade

Publicada em 29/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Diretora Giseli Moehlecke segura o cartaz referente à demanda da ampliação e reforma da EMEF Aldo Pohlmann - Foto: Ronan Dannenberg
Moradores dos bairros Ideal, Pátria Nova, Liberdade, Industrial e Ouro Branco compareceram em grande número na Assembleia Regional do Orçamento Participativo (OP) 2011 em Novo Hamburgo. O encontro contemplou a Região 5 e foi realizado na noite de terça-feira, dia 28 de junho, no Auditório 2 da Fenac. As 241 pessoas credenciadas para o evento escolheram a Educação como prioridade. Foi o tema com maior número de pontos, tanto nas demandas gerais como nas locais.

A Educação se destacou nas demandas gerais com 452 pontos. O tema foi seguido por Desenvolvimento Social (271 pontos) e Segurança Pública (187). Nas locais, a Educação somou 617 pontos. Na segunda colocação ficaram Desenvolvimento Social (318 pontos) e Esportes e Lazer (217). A Região 5 elegeu ainda 22 novos delegados.

O grande número de votos para a rede educacional foi conquistada pela mobilização de moradores diante desse tema. Um dos exemplos foi da comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aldo Pohlmann. A diretora Giseli Moehlecke reuniu pais e demais pessoas ligadas à instituição de ensino. Com apitos, cornetas e adesivos, somaram 76 pontos para a ampliação e reforma da escola, a segunda demanda local mais votada no tema Educação. “Hoje atendemos 220 crianças, sendo que 90 ficam em um anexo. Ampliando, teremos condições melhores e até de receber mais alunos”, destacou Giseli.

A participação da comunidade foi destacada durante o discurso do secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias, Roque Werlang. Representando o prefeito Tarcísio Zimmermann, ele prestou contas aos moradores e ressaltou que todo o Orçamento de 2011 em Novo Hamburgo foi decidido nos encontros do OP. “Nenhum investimento que já é feito na cidade ou que está projetado ficou de fora desse processo. Portanto, é aqui, nas atividades do OP, que a população deve participar. Temos uma gestão democrática e isso está resultando em cerca de R$ 400 milhões em obras em andamento ou que têm recursos assegurados”, enfatizou.

Na quarta-feira, dia 29 de junho, será realizada a Assembleia Regional da Região 6. O encontro começa às 19 horas no Ginásio Agostinho Cavasotto (Rua Portugal, s/nº, bairro Rincão). No sábado, dia 2 de julho, a partir das 14 horas, é a vez das atividades referentes à Região 9. Será no Colégio Marista Pio XII (Avenida Nicolau Becker, nº 182, bairro Centro). No total, serão realizadas 12 Assembleias Regionais, contemplando todas as regiões do OP em Novo Hamburgo.

Resultado da Assembleia Regional – demandas mais votadas

- Demandas locais

Educação – Criação de uma EMEI no bairro Liberdade

Desenvolvimento Social – CRAS Itinerante

Esportes e Lazer – Aquisição de equipamentos de ginástica para praça João Paulo I bairro Liberdade

- Demandas gerais

Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal

Desenvolvimento Social – Programa ConVida: construção de sistema de atendimento à população adulta em situação de abandono para potencializar sua autonomia, otimizando recursos

Segurança Pública – Ampliação do número de Guardas Municipais

O resultado completo das assembleias pode ser conferido no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br