Comunidade de Canudos mobilizada nas duas primeiras Assembleias do OP

Publicada em 16/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Diretora da EMEF Presidente Deodoro da Fonseca, Luciane Silveira (com o cartaz), mobilizou comunidade para votar em demanda da instituição de ensino - Foto: Ronan Dannenberg
A largada da série de Assembleias Regionais do Orçamento Participativo (OP) 2011 em Novo Hamburgo mostrou que a comunidade está integrada com a Administração. Nos dois primeiros encontros, ambos no bairro Canudos, os moradores estiveram presentes em bom número e, unidos, apresentaram suas demandas, visando melhorias para a região onde vivem, mas que também podem refletir em toda a população. O segundo evento ocorreu na quarta-feira, dia 15 de junho, relacionada à Região 2 do OP, Canudos Oeste.

O prefeito Tarcísio Zimmermann destacou a importância da participação da comunidade. “No OP, vocês verão diversas lideranças divulgando suas iniciativas e pedindo que elas entrem na pauta de investimentos. Aqui é o espaço para que a comunidade participe, com demandas nas mais variadas áreas”, ressaltou. Dentro disso, o maior exemplo da segunda assembleia foi a organização da comunidade ligada à Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Deodoro da Fonseca. Um grupo se mobilizou e conquistou 50 votos para a demanda relacionada à reforma e ampliação da área administrativa da instituição de ensino. “É a primeira vez que participamos e agora nos sentimos parte da Administração”, apontou a diretora Luciane Silveira.

A região Canudos Oeste contempla moradores do Mundo Novo, Visital, Kunz, Potiguara e Canudos Tradicional. No Ginásio de Esportes do Márcio, 121 pessoas estiveram cadastradas para a Assembleia Regional. Foram eleitos 13 delegados. Entre as demandas gerais mais votadas estavam as áreas de Educação (195 pontos), Saúde (119) e Desenvolvimento Social (114). Nas demandas locais, as primeiras colocadas foram Educação (263 pontos), Desenvolvimento Econômico – Geração de Renda e Emprego (128) e Desenvolvimento Social (122).

Prefeito realizou prestação de contas

Durante a abertura das atividades na segunda Assembleia Regional, Tarcísio Zimmermann fez uma prestação de contas dos investimentos feitos pela Administração no Município. O prefeito destacou diversas conquistas, desde a inauguração das novas unidades de saúde e da futura Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no bairro Canudos, como também a construção de escolas em diversos pontos da cidade.

Tarcísio também destacou grandes investimentos, como na área de saneamento básico e meio ambiente. “Sabemos que no trânsito estamos com diversos desvios ou pontos interrompidos, mas tudo devido às melhorias que estamos fazendo. Não podemos fugir da responsabilidade que temos com essas áreas e que foram ignoradas durante anos. Conquistamos recursos e estamos investindo”, destacou.

Resultado da Assembleia Regional – demandas mais votadas

- Demandas locais

Educação – Reforma e ampliação da área administrativa da EMEF Presidente Deodoro da Fonseca

Desenvolvimento Econômico e Geração de Renda – Construção ou locação de galpão de triagem de material reciclado no bairro Canudos

Desenvolvimento Social – CRAS Móvel Itinerante

- Demandas gerais

Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal

Saúde – Reforma do Hospital Municipal e construção de novo anexo

Desenvolvimento Social – Programa ConVida – construção de sistema de atendimento à população adulta em situação de abandono, para potencializar sua autonomia, otimizando recursos.

O resultado completo das assembleias pode ser conferido no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br