Serviços e conscientização no Dia de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Publicada em 15/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Brechó também foi uma das atrações da atividade - Foto: Mônica Bortolotti
Maquiagem, música, ginástica e ações sociais. Essas foram algumas das atrações que marcaram o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data que foi lembrada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, que por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos), realizou uma atividade especial na manhã de quarta-feira, dia 15 de junho, na Praça do Imigrante.

Grupos de Idosos de Novo Hamburgo prestigiaram a promoção, que contou com a presença da Banda da Brigada Militar, brechó solidário e serviços. O prefeito Tarcísio Zimmermann também se fez presente, e destacou a importância de eventos como este para que a violência contra o idoso não seja praticada. “A violência não deve ser usada contra nenhum ser humano, seja ele negro, índio ou homossexual. Devemos cuidar das crianças que são inocentes, e dos idosos, que já não são tão fortes, e fazer com que aproveitem a vida sem violência”.

Para membros do grupo de Terceira Idade Renascer, do bairro Guarani, participar destas mobilizações é essencial. Como ressaltou a aposentada Eliza da Rosa, de 80 anos, que recebeu cuidados como maquiagem e cabelo em plena praça. “Fico realizada por poder estar aqui, ouvindo essas palavras tão lindas que o prefeito disse, sou contra a violência, quero mais é sair com minhas amigas, me arrumar e me sentir linda”. Para Doraci Timóteo, 56 anos não é diferente. “O que mais gosto é de sair com minhas amigas, não gosto de ficar em casa vendo a vida passar”, citou.

Além das atrações, foram distribuídos materiais que auxiliam o idoso que sofre algum tipo de violência a procurar ajuda, um dos locais é a Promotoria de Justiça Civil de Atendimento ao Idoso, que fica na Rua Bayard de Toledo Mércio, 160, bairro Rondônia, telefone (51) 3582-6164 ou (51) 3593-4233.