Prefeitos da região unidos para trazer empresa sul-coreana

Publicada em 09/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeitos se reuniram no gabinete do Prefeito Tarcísio Zimmermann - Foto: Robson Nunes
Unir forças para buscar um grande empreendimento para o Vale do Rio dos Sinos. Esse é o objetivo das cidades que compõem a Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS). Por isso, o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, reuniu diversos chefes de executivo em seu gabinete na manhã de quinta-feira, dia 9 de junho. Ele tinha convocado o encontro com os prefeitos da AMVRS quando integrava a missão do Governo do Estado na Coreia do Sul, entre os dias 28 de maio a 4 de junho, e a perspectiva é candidatar a região para que receba a fábrica da empresa sul-coreana Hyundai.

Conforme Tarcísio, a região tem uma real possibilidade em sediar o empreendimento, que já confirmou que vai instalar uma fábrica no Rio Grande do Sul. “Temos a capacidade de oferta. Agora a empresa vai começar a prospectar as cidades”, afirmou. Participaram do encontro os prefeitos de Araricá, Flávio Foss, Estância Velha, Waldir Dilkin, Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann, Nova Hartz, Antônio Elson Rosa de Souza e Presidente Lucena, Baltasar Hansen, além do deputado estadual Luis Lauermann, representantes da prefeitura de Sapiranga, e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck e Geral de Governo e Relações Comunitárias, Egon Kirchheim.

Estima-se que o novo empreendimento possa atrair até 5 mil empregos, 2 mil de forma direta, e outros 3 mil de forma indireta, mais o impacto na diversificação produtiva das cidades. “Agora precisamos formalizar o interesse e apresentar nossa região”, descreve Tarcísio. Para o prefeito hamburguense, as cidades formam um polo em potencial para atrair o investimento, principalmente nos quesitos educação, infraestrutura, desenvolvimento e qualidade de vida. “Formamos aqui na região mão de obra qualificada e técnica, temos escolas e universidades e estamos em pleno desenvolvimento”, disse. “Vamos nos organizar e ir com os dentes afiados, pois isso será muito importante”, completou.