Prefeito apresenta obras do metrô à ministra

Publicada em 23/05/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann e a ministra Miriam Belchior - Foto: Renata Arteiro
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, esteve em Novo Hamburgo no sábado, dia 21 de maio, onde conferiu as obras de expansão do metrô. Ao lado do prefeito Tarcísio Zimmermann, Miriam teve a oportunidade de acompanhar de perto a construção da estação Santo Afonso/Esporte Clube Novo Hamburgo (atual Liberdade) e pela área do futuro terminal Fenac. Durante a visita, Tarcísio reforçou junto à ministra pedidos importantes referentes à ampliação da linha, que terão impacto na infraestrutura do Município.

Assim como fez em outros contatos com representantes do governo federal, o prefeito repassou à ministra o pedido de que sejam analisadas melhorias como o aprofundamento da calha do Arroio Luiz Rau, a inclusão de mais uma estação do trem no Município (no bairro Industrial) e o repasse de recursos para adequações nos terminais Fenac e Novo Hamburgo. No caso do arroio, a necessidade de fazer a intervenção foi constatada por conta do número crescente de inundações que podem comprometer o entorno das futuras estações Fenac e Novo Hamburgo. As enchentes que ocorrem no local dificultariam também a operação e o funcionamento do trem. “Essas melhorias exigem um recurso total para Novo Hamburgo de R$ 115 milhões. Acredito que temos grandes possibilidades de conseguir esses recursos”, salientou o prefeito.

Antes de chegar a Novo Hamburgo, a ministra e o prefeito cumpriram agenda em Canoas, na última reunião do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2012-2015 do Estado, onde membros do Corede Sinos debateram a execução dos orçamentos anuais. A atividade contou com a participação do governador Tarso Genro. Após o evento, Miriam, Tarcísio e demais autoridades se deslocaram de metrô até Novo Hamburgo.

Ministra elogiou andamento dos trabalhos

Durante a parada na Estação Santo Afonso/Esporte Clube Novo Hamburgo, o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, fez uma apresentação sobre a expansão e o impacto do metrô em Novo Hamburgo. A ministra elogiou o andamento da obra, desenvolvida através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Eu lembro bem quando o presidente Lula escolheu esta para fazer parte de um conjunto de obras para entrar no PAC. Hoje eu a classifico como uma das que mais andou rapidamente. E isso nos deixa muito feliz”, declarou.

Tarcísio contou à Miriam o quanto a expansão do metrô teve a participação dos hamburguenses. “Esta iniciativa mobilizou milhares de moradores. Eu tenho certeza que esta obra não poderia ser realizada sem o apoio deles e do governo federal”, enfatizou. Lígia Rodrigues e Maria Jaqueline da Silva, duas moradoras do bairro Santo Afonso beneficiadas pelo programa de reassentamento ligado à expansão do trem, também agradeceram à ministra entregando a ela lírios amarelos em forma de homenagem.

Além de conhecer o primeiro terminal quase finalizado em Novo Hamburgo, Miriam visitou junto com Tarcísio as obras da próxima estação a ficar pronta. Na estação Fenac, o prefeito mostrou à ministra o andamento da obra e aproveitou para entregar a ela o projeto completo da expansão do trem até o Município, com os serviços adicionais solicitados para a melhoria da infraestrutura na cidade. Em frente à futura estação Fenac, a primeira-dama de Novo Hamburgo, Silvia Zimmermann, entregou à ministra uma bolsa da empresa hamburguense Luz da Lua, como lembrança da Capital Nacional do Calçado.

Após a visita da ministra, o prefeito fez uma vistoria na construção da estação Fenac junto com os engenheiros e gerentes da obra. Tarcísio questionou sobre as condições do andamento da obra e assuntos técnicas sobre o Arroio Luiz Rau.