Ciclo debate “O Negro no Brasil” com estudantes

Publicada em 17/05/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Além de despertar para a consciência de igualdade racial, Tamborero (à esquerda), também divertiu os estudantes durante a palestra. - Foto: Luan Iglesias
Contextualizar o papel do negro na sociedade e traçar o seu perfil histórico desde a abolição da escravatura, em 13 de maio de 1888, são alguns dos objetivos do ciclo de debates “O Negro no Brasil”, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR). O evento, que foi lançado oficialmente no dia 12 de maio, na Escola Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, percorrerá até o dia 24 de maio, mais seis colégios do Município. Na terça-feira, 17, foi a vez da Escola Santo Afonso receber as atividades.

No encontro, o coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero, destacou que a palestra não é destinada a um público específico. “Este não é um debate isolado, ou seja, não é só para os negros, mas de toda a sociedade”, ressalta. De acordo com ele, a proposta é provocar reflexão nos estudantes – principalmente dos anos finais do Ensino Fundamental - para que eles possam levar essa consciência adiante. “Daqui há algum tempo estes alunos vão estar formados, e nos seus vínculos sociais, poderão lembrar deste debate e lutar, também, pelos direitos iguais não só do negro, mas de todo aquele que sofre preconceito de alguma forma”, revela.

O objetivo é que os estudantes sejam “multiplicadores da paz”. O termo utilizado para dar fim às diferenças sociais se propagou em uma turma com mais de 50 alunos, entre 13 e 16 anos. E, no fim, a mensagem de consciência parece ter despertado os estudantes. Para Tiago Oliveira, 13 anos, a palestra ajudou a minimizar o preconceito. “Este tipo de atividade é boa para a gente, porque abre a mente dos colegas, não podemos viver com diferenças”, avalia.

O encontro ainda contou com a presença de um ativista social que, auxiliado por Tamborero, divertiu a meninada com exemplos conscientes, tirados do cotidiano, de como foi a vinda dos negros para o Brasil e quais foram as consequências do período pós-escravatura.

Acompanhe a programação completa do Ciclo de Debates “O Negro no Brasil”

17/05 às 19h30 - Escola Ayrton Senna do Brasil

18/05 às 8h - Escola Professor Alfredo Clemente Pinto

19/05 às 8h - Escola Professora Luiza Teixeira Lauffer

19/05 às 19h30 - Escola Arnaldo Grin

24/05 às 8h - Escola Presidente Prudente de Morais