Prefeito reúne jornalistas para apresentar projetos
Projeto ReLuz
Novo Hamburgo está prestes a receber uma grande transformação na rede de iluminação pública. O ReLuz, garantido por Tarcísio já na época em que atuava como deputado federal, contemplará a substituição de lâmpadas em 22.956 pontos do Município, abrangendo 100% da cidade. A medida agrega ainda modernos dispositivos e equipamentos como luminárias, reatores, suportes, entre outros. O investimento é de mais de R$ 9,5 milhões, sendo R$ 2,3 milhões referentes a uma contrapartida da Prefeitura.
A medida integra o programa de Eficientização Energética da atual Administração. Com a instalação dos novos equipamentos, a expectativa é que haja uma grande redução dos gastos com energia elétrica. O ReLuz garante a instalação de lâmpadas de vapor de sódio, consideradas mais econômicas, com maior durabilidade e ainda garantindo amplo poder de iluminação. A potência será de 70W a 250W. Hoje, Novo Hamburgo conta com quatro tipos de lâmpadas: fluorescentes, alcalinas, vapor de mercúrio e mista (que funcionam sem reator). “Hoje temos um sistema muito obsoleto e que será substituído por equipamentos modernos e com garantia”, afirma o prefeito.
Transporte coletivo será renovado
Outro assunto abordado durante o encontro, e que foi responsável por uma expressiva interação entre Tarcísio e os jornalistas presentes, foi o novo sistema de transporte coletivo urbano de Novo Hamburgo. Segundo o prefeito, o lançamento do edital que abre nova concorrência pública para exploração do serviço será publicado na quarta-feira, dia 18 de maio. A partir disso, um longo processo de mudanças será iniciado. “Teremos novas rotas e alterações no trânsito. Menos ônibus no Centro, passagem integrada, acessibilidade e um sistema mais inteligente que o atual”, destacou Tarcísio. As primeiras mudanças serão sentidas no trânsito, com alterações de sentidos e tempos de sinaleiras. Já o edital prevê que até janeiro de 2011, caso não ocorram interposições no processo de contratação, o novo sistema fique consolidado.