Servidores são capacitados para novo sistema de gestão

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), capacitou nos dias 28, 29 e 30 de março, mais de 150 servidores para o uso do sistema de gestão escolar. No treinamento, diretores e secretários das 76 escolas municipais conheceram e aprenderam a operar o novo sistema que será utilizado nas unidades de ensino e possibilitará maior agilidade em processos administrativos como inscrição, matrícula, lista de frequência e formação de turmas. Este é um dos 11 módulos que compõe o sistema integrado de gestão municipal, contratado em 2010.
Uma das principais vantagens é a utilização do conceito de cadastro único, que compartilha a mesma base de dados e elimina a duplicidade e redundância de registros. Assim, cada contribuinte é cadastrado uma única vez no sistema da Prefeitura, que pode ser consultado por qualquer uma das secretarias. Para a diretora da EMEF Anita Garibaldi, Raquel Exenberger Becker, a ferramenta trará benefícios para a escola. “Vamos unificar as informações e teremos mais segurança já que atualmente nosso processo é feito manualmente”, disse durante o curso.
Em maio, será realizada nova capacitação com profissionais das escolas, desta vez serão implementados serviços como avaliação, frequência e histórico escolar. Até o final de 2011 devem ser implantadas as gestões da biblioteca, financeira das escolas e merendas. Nos meses de janeiro e fevereiro outros 125 servidores que trabalham no Centro Administrativo Leopoldo Petry foram capacitados em outros módulos. O período de implantação total deve acontecer em até dois anos e prevê serviços de instalação, migração de dados do sistema anterior, testes e treinamento dos servidores.
Conheça cada um dos módulos que serão instalados:
- Módulo de Gestão das Receitas Próprias: gestão dos processos da Secretaria da Fazenda (SEMFAZ) que compreendem a gestão tributária (ISSQN, IPTU, ITBI), das taxas diversas, das contribuições, da dívida ativa, das demais receitas não-tributáveis e da arrecadação municipal.
- Módulo de Ouvidoria e Solicitação de Serviços: gestão dos serviços de ouvidoria do Município, viabilizando um canal permanente de comunicação com o cidadão e um acompanhamento e mapeamento dos processos de trabalhos internos da Prefeitura no que diz respeito ao atendimento das solicitações.
- Módulo de Gestão Ambiental: gestão dos processos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) que compreendem atividades de licenciamento ambiental, alvarás, vistorias, automação de empreendedores e demais procedimentos da SEMAM.
- Módulo de Gestão dos Processos da PGM: gestão dos processos da Procuradoria Geral do Município (PGM) com a finalidade de possibilitar um efetivo acompanhamento e controle processual on-line.
- Módulo de Gestão de Recursos Humanos: gestão dos processos do departamento de gestão de pessoas que compreendem a administração do quadro de pessoal no que diz respeito ao cadastro de funcionários, folha de pagamento, benefícios, cedências, ponto eletrônico, recrutamento, seleção e treinamento.
- Módulo de Fiscalização do Município: Compreende rotinas que possibilitam um controle efetivo dos procedimentos de fiscalização municipal (notificação, intimação, autos de infração e multas), nas suas diversas secretarias e de acordo com a legislação vigente.
- Módulo de Gestão dos Projetos e Edificações: gestão e acompanhamento dos projetos de construção civil do Município, da administração do Plano Diretor Urbanístico Arquitetônico (PDUA), bem como da emissão de certidões de Habite-se e demais documentos oficiais relacionados.
- Módulo de Gestão Escolar: gestão integrada das escolas municipais compreendendo os processos de gestão acadêmica (matrícula, avaliação, frequência), gestão financeira, gestão da merenda escolar e gestão de bibliotecas, bem como a gestão dos processos vinculados a Secretaria de Educação e Desporto (SMED).
- Módulo de Gestão dos Contratos Habitacionais: destina-se ao gerenciamento dos contratos habitacionais do Município, por parte da Secretaria de Habitação (SEHAB), referentes aos assentamentos realizados pelo Fundo de Habitação Popular.
- Módulo de Gestão dos Cemitérios Municipais: Módulo de necrópoles, destinado a gestão dos processos realizados nas unidades de cemitérios do Município.
- Módulo de Gestão dos Contratos de Aluguéis: destinado ao gerenciamento dos contratos de aluguéis de imóveis e espaços públicos do Município, bem como dos aluguéis de espaços do Mercado Público e das concessões de uso de acordo com a legislação vigente.