Reuniões definem regras para o Orçamento Participativo

Publicada em 17/02/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Programador de produção, Ildo Pedro Paluchowski, 42 anos, é um dos incentivadores do processo em sua região - Foto: Rodrigo Machado
Dando continuidade aos encontros que debatem o regimento interno do Orçamento Participativo (OP) 2011 de Novo Hamburgo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), organizou uma série de audiências com os delegados regionais. As atividades vêm ocorrendo desde o dia 8 de fevereiro e já passaram por quase todas as regiões criadas para o OP. Esse é o primeiro ciclo de reuniões do ano de 2011.

No dia 16 de fevereiro, os delegados do OP da Região 6 se reuniram na Associação de Moradores do Jardim Liberato. A atividade foi guiada pelo secretário Geral de Governo, Egon Kirchheim. O objetivo é constituir um novo regimento interno, e reunir novas observações e apontamentos dos delegados que foram escolhidos no ano passado.

Entre as principais mudanças no regimento está o aumento das regiões do OP. Uma nova área será criada, correspondente ao bairro Roselândia. As regiões 2, 3, 4, 5, 6 8 e 9, também já concluíram essa etapa e na quinta-feira, 17 de fevereiro, às 19h, ocorrem mais dois encontros (confira abaixo os locais).

Assembleia definirá Regimento

No dia 24 de fevereiro será votado o regimento interno em uma assembleia no Centro Municipal de Cultura que reunirá os delegados de todas as regiões da cidade. Após a aprovação do novo documento, mais reuniões serão marcadas, desta vez abertas a toda comunidade. Estão previstos pelo menos 33 encontros.

O prefeito Tarcísio Zimmermann crê na consolidação do processo no Município. “Para garantirmos uma participação efetiva da comunidade precisamos de espaços de diálogos qualificados. Nosso compromisso com a comunidade hamburguense é compartilhar ao máximo os temas ligados ao OP”, observou. Em todas as reuniões os delegados receberam uma cópia do regimento para analisar com mais atenção e se prepararem para a assembleia do dia 24.

Um dos delegados participantes, o programador de produção, Ildo Pedro Paluchowski, 42 anos, é um dos incentivadores do processo em sua região. “Nossas expectativas são muito grandes. Nosso bairro precisa melhorar sua infraestrutura para termos mais qualidade de vida. Sempre converso com meus vizinhos para incentivá-los a participar. Juntos poderemos melhorar as coisas por aqui”, revelou Paluchowski.

Próximos encontros

17 de fevereiro

19h - Região 7

Associação dos Moradores Kephas II (Rua Erni Trieweiller, 440, loteamento Kephas)

19h - Região 10

Comunidade Católica de Lomba Grande (Rua João Aloísio Allgayer, 1311, Lomba Grande)

24 de fevereiro

19h - Assembleia de delegados para aprovação do Regimento Interno

Centro Municipal de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio C. Plangg, 66, Centro)

O que está sendo discutido:

Princípios

- Participação universal

- Discussão de todo o orçamento com a comunidade

- Auto-regulamentação

- Prestação de contas à população

Regionalização

- É criada uma nova região, correspondente ao bairro Roselândia

- Bairros São José e São Jorge passam integralmente para a região 7

- Vila Kroeff passa integralmente para a região 4

- Bairro Industrial e Vila Marte passam para a região 5

- Bairro Boa Vista passa integralmente para a região 9