Intervenções qualificam a Avenida Sete de Setembro

Publicada em 26/10/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Tachões foram instalados para orientar os motoristas - Foto: Deivid Poncio
Uma das mais importantes obras viárias em Novo Hamburgo está chegando ao seu final. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), juntamente com a AES Sul e Comusa – Serviços de Água e Esgoto, está transformando a Avenida Sete de Setembro em uma via mais moderna e segura, além de mais bonita.

A urbanização da Avenida está sendo realizada entre a Avenida Primeiro de Março e Rua Rio Paraná. A via já recebeu pavimentação, estacionamento oblíquo, estreitamento da calçada com largura de dois metros, canteiro central e várias outras melhorias, com investimentos que chegam a R$ 2,5 milhões. As ações estão sendo promovidas pela AES Sul, como forma de contrapartida às instalações da nova rede de alta tensão no Município, enquanto a Comusa fez a substituição da rede de água, com investimentos de R$ 304 mil.

Durante a modernização da via, também foi levado em conta a responsabilidade com o Meio Ambiente. No local foi realizado, a partir de abril deste ano, o plantio de cerca de 180 árvores das espécies Ipê Amarelo e Extremosa Rosa, árvores floridas e de médio-porte. De acordo com o prefeito Tarcísio Zimmermann, a avenida está se transformando em um cartão postal da cidade. “Está sendo feita toda uma revitalização da via, que exigiu muito trabalho. Agora estamos na fase final, a avenida está toda pavimentada, sinalizada e iluminada”, afirma.

Nova circulação

A partir de sábado, dia 27 de outubro, a Avenida terá a sua circulação modificada. As 10 horas da manhã serão desligados os semáforos de três tempos nos cruzamentos das Ruas Timbaúva e Pau Brasil, e ligados semáforos novos no mesmos locais, estes com apenas dois tempos, dando mais agilidade ao trânsito. O funcionamento das novas sinaleiras acarretará em alterações no trânsito das ruas que ficam no entorno da avenida. Confira:

- A circulação da Rua Pau Brasil no cruzamento com a Av. Sete de Setembro se dará em mão única no sentido da Rua Rio São Francisco até a Rua dos Pinheiros.

- A Rua Timbaúva passará a ser mão única no sentido da Rua dos Pinheiros até a Rua Rio São Francisco.

- A Rua Rio São Francisco passará a ter mão única no sentido da Rua Timbaúva até a Rua Pau Brasil.

- A Rua dos Pinheiros passará a ter mão única no sentido da Rua Pau Brasil até a Rua Timbaúva.

- A Rua Rio Chuí passará a ter circulação em mão única no sentido da Av. Sete de Setembro até a Rua Rio Araguaia, permitindo-se o acesso dos veículos vindos da Av. Sete de Setembro em ambos os sentidos.

Para que os motoristas possam se adaptar a todas essas mudanças, foram instaladas 75 placas de sinalização e tachões, além de feitas as pinturas de faixas de pedestres, de áreas neutras e de setas indicativas.

A partir destas modificações, para que a revitalização da Avenida possa ser considerada concluída, faltará apenas a alteração no trânsito no cruzamento com a Avenida Primeiro de Março, que ocorrerá com o fim das obras de ampliação da linha 1 do Trensurb.