Ponte da Rua Castro Alves é liberada

A ponte, que coincide com o final da nova extensão da linha 1 do Trensurb, foi planejada para não causar enchentes. Isso porque ela foi construída com vigas pequenas, que permitem que o vão entre o arroio e a ponte tenha uma boa altura. Além disso, o leito do Luiz Rau foi afundado e alargado.
Como ficará o trânsito
A travessia é de mão única, sendo que o trânsito funciona no sentido leste/oeste (da Av. Nações Unidas à BR-116). Além de ligar a Avenida Nações Unidas à Rua Castro Alves, a ponte supre uma necessidade causada pela alteração de todo o sistema de trânsito da rótula entre as Avenidas Nicolau Becker e Nações Unidas. “Antes os motoristas que transitavam pela Avenida Nicolau Becker em direção à Nações Unidas, contavam com uma conversão à esquerda na rótula em frente ao Pio XII, para ir ao bairro Santo Afonso. Nós diminuímos o tempo da sinaleira da rótula, que virou de dois tempos. Agora os motoristas poderão entrar à direita na Avenida Nações Unidas, depois entrar na Rua Castro Alves, para então retornar à Nações Unidas”, explicou Werlang. “A ponte nos traz grandes benefícios na circulação desta área da cidade. Vamos desafogar a Rua José do Patrocínio trazendo os ônibus para cá e daremos uma opção de conversão à esquerda, para que vem da região de Canudos”, completou Oliveira.
Além da nova ponte, o local recebeu uma sinaleira de dois tempos. Também foram colocadas novas placas de sinalização e feitas pinturas no asfalto para orientação dos motoristas e pedestres. Outra mudança que ocorrerá no trânsito, é que a Rua Castro Alves, a partir de quinta-feira, dia 20 de setembro, será preferencial, nos cruzamentos com as Ruas Borges de Medeiros e 25 de Julho.
Ponte também vai mudar o trajeto dos ônibus
A nova travessia também ajudará a desafogar o trânsito em um dos pontos mais movimentados de Novo Hamburgo: o cruzamento entre as Ruas José do Patrocínio e Borges de Medeiros. Isso porque os ônibus que transitam pela Avenida Nicolau Becker em direção à BR-116, e que antes entravam à direita na Rua Borges de Medeiros, a partir de quinta-feira, dia 20 de setembro, entrarão à direita na Avenida Nações Unidas e depois à esquerda na Rua Castro Alves, saindo na Rua 25 de Julho, ou então indo direto à BR-116, dependendo da linha.