Chama Crioula dá início aos Festejos Farroupilhas

Publicada em 17/09/2012 - Atualizada em 17/10/2024
O tesoureiro da ATNH, João Pereira, com alunos da EMEF Monteiro Lobato, o Prefeito Interino, Roque Werlang, o secretário de Educação e Desporto, Adelmar Carabajal,o secretário da SECULT, Carlos Mossmann e o presidente da ATNH, Vilmar Oliveira, ao lado da Chama Crioula. - Foto: Andressa Lima
Na segunda-feira, 17 de setembro, a Chama Crioula chegou ao Parque do Trabalhador de Novo Hamburgo, dando início oficial aos Festejos Farroupilhas, atividade que ocorre em parceria com a Secretaria de Cultura (SECULT) e a Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH). O ato reuniu a comunidade, assim como membros de centros tradicionalistas, escolas municipais, e contou com a presença do prefeito interino, Roque Werlang. “A Semana Farroupilha é a expressão do estado de espírito presente dentro de nós o ano inteiro”, destacou.

O secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, presenciou a solenidade e parabenizou os responsáveis pela atividade que também envolve jovens e crianças. A ATNH desenvolve o projeto Gurizada de Galpão onde atividades tradicionalistas são trabalhadas com crianças. “Este engajamento prepara os jovens sobre os valores éticos e tradicionalistas e os CTGs são espaços de proteção e respeitadoras da tradição”, enfatizou. Ressaltando a importância das raízes gaúchas, o secretário de Cultura, Carlos Mossmann, comentou que os Festejos Farroupilhas devem servir de inspiração. “Os festejos são uma reflexão sobre os anos de luta pela liberdade e devemos preservar nossas raízes e história, mas ao mesmo tempo olhar para o futuro”. Com este pensamento, Nelci Lima dos Reis, prestigiou o evento. Ele pretende ir ao parque todos os dias. “Acho bacana as pessoas manterem viva a tradição no Município”, ressalta o aposentado de 79 anos.

Quem quiser participar pode se dirigir ao Parque do Trabalhador, localizado no bairro Boa Saúde, s/nº. A programação dos Festejos Farroupilhas, composta por shows, provas campeiras e desfile ocorrem até o dia 23 de setembro. “Esperamos que o tempo colabore e mais pessoas apareçam. Pode vir quem quiser”, convida o presidente da ATNH, Vilmar Oliveira.