Profissionais debateram regularização de mototáxi e motofrete

Publicada em 08/08/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Mototaxistas e motofretistas participaram de encontro sobre a regularização das atividades na cidade. - Foto: Bruna Provenzano
Para apresentar detalhes das exigências para regularização do exercício das funções de mototáxi e motofrete na cidade, a Prefeitura de Novo Hamburgo realizou na noite de terça-feira, dia 7 de agosto, um encontro com profissionais da área. A reunião foi promovida pelas secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) e aconteceu na Fenac.

Servidores da SESMUR apresentaram detalhes do decreto municipal 5.330/2012 que regulariza o exercício da função no Município e dispõe sobre as regras que devem ser seguidas por empresas, mototaxistas e motofretistas. O prazo para regularização foi prorrogado para fevereiro de 2013. “Embora o prazo esteja maior, é fundamental que todos se antecipem e busquem a documentação necessária”, informou o gerente de Gestão de Transporte Público da SESMUR, Leandro de Bortoli.

Os profissionais que participaram do encontro também receberam orientações em relação à formalizações, como obtenção de alvará e programas de microcrédito, além de informações sobre os cursos de preparação que passam a ser obrigatórios. Trabalhando como mototaxista desde 2001, Sebastião Soares dos Santos, 47 anos, foi um dos primeiros profissionais da cidade a encaminhar a documentação exigida para obter o registro. “Também já fiz o curso e considero muito importante que todos façam. Aprendi coisas que eu não sabia. Antes eu era motoqueiro, agora sou motociclista”, esclarece o morador do bairro São José.