Programa VER-SUS encerra em Novo Hamburgo

“Foi um longo período onde esses alunos puderam ver de perto como funciona cada espaço, em diferentes bairros. Acompanharam o trabalho das UBS's e a nova estratégia das USF's e a avaliação que está vindo deles agora será muito importante”, destacou a coordenadora do VER-SUS em Novo Hamburgo, Cristiane Schüler. O encontro de encerramento ocorreu no Campus 2 da Universidade Feevale, uma das parceiras do programa, e contou com a participação de todos os universitários, de representantes da Feevale e da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (SMS).
Os destaques positivos apontados pelos estudantes foram vistos na organização dos espaços e métodos de trabalhos, dedicação e atenção por parte dos funcionários. “A realidade dos CAPS superaram nossas expectativas. Acompanhamos o trabalho da USF Roselândia que consegue cobrir 100% da população da área, que também é um destaque bom. Mas há alguns espaços que precisam melhorar para chegarmos ao modelo de SUS ideal”, explicou a estudante de fisioterapia da Feevale e facilitadora do VER-SUS, Briane Leite.
O método da Estratégia de Saúde da Família foi elogiado, enquanto que o trabalho da UBS recebeu críticas. “A estratégia de saúde da família das USF's é ideal, pois garante a proximidade e uma relação sólida entre a comunidade e os agentes de saúde, mas a comunidade precisa entender esse processo e se desligar do sistema das UBS's”, disse a estudante de enfermagem Helen Teixeira Pires. “Estamos iniciando este trabalho de estratégia de saúde da família há pouco tempo, e as críticas que os alunos trazem são pertinentes e poderão melhorar nosso trabalho”, ressaltou o representante da SMS, Florizeu Campos. Ao final da apresentação, os universitários entregaram para a Administração o relatório final das visitas. Eles ainda participarão de uma das reuniões do Conselho Municipal de Saúde (CMS) antes de retornarem para suas cidades.