Vacina para a gripe somente para grupos de risco

A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (SMS) alerta a população pertencente aos grupos de risco das gripes A e sazonal (crianças entre 6 meses a menores de 2 anos, maiores de 60 anos e gestantes) para que procure as unidades de saúde para fazer a vacina. Até o dia 13 de julho, 86% das pessoas incluídas neste grupo em Novo Hamburgo buscaram a imunização, restando portanto um pequeno quantitativo de pessoas que ainda precisam tomar a vacina.
A SMS pede ainda para que toda a população, além do grupo de risco, previna-se contra gripes e resfriados tomando cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos, deixar o ambiente ventilado e ingerir frutas e muito líquido. “Com esses procedimentos podemos evitar o contágio e também que o vírus seja espalhado nos nossos locais de convívio”, ressalta a secretária de Saúde, Clarita de Souza. Em Novo Hamburgo não há casos registrados de gripe A. Ao todo foram realizadas coletas de 19 pacientes suspeitos, com quatro resultados negativos e outros aguardando análise.
Previna-se:
- Evite aglomerados de pessoas- Mantenha salas e ambientes bem ventilados
- Agasalhe-se adequadamente
- Vacine-se
- Lave as mãos várias vezes ao dia
- Tenha atenção especial com crianças e idosos
- Tome água e outros líquidos
- Alimente-se bem com frutas e verduras
- Evite compartilhar copos, talheres, pratos e chimarrão, quando gripado
Resfriado:
Ataca principalmente o nariz e a garganta, causando espirros, coriza e tosse. A recuperação ocorre em dois ou três dias.
Gripe A (doença respiratória aguda grave):
- Febre alta (maior que 38°C)
- Tosse e falta de ar
- Pode ser acompanhada de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais
Atenção especial para pacientes com: diabetes, cardiopatia, obesidade, asma, doença pulmonar crônica, HIV/Aids, transplantados, gestantes, idosos e crianças menores de 2 anos.
Gripe:
Em geral há um cansaço extremo, febre por dois ou três dias, dores no corpo, dor de cabeça e de garganta e coriza. A melhora ocorre depois de três à cinco dias.
Rinite:
Caracterizada por espirros, coriza e nariz entupido. A crise pode ser causada por poeira, mofo ou pelo de animal.
Sinusite:
É uma inflamação que ocasiona dor no rosto acima e abaixo dos olhos, pus no nariz (às vezes com mau cheiro), nariz entupido e febre.
Asma:
É a inflamação crônica das vias aéreas. A asma é caracterizada por crises de falta de ar, chiado, tosse intensa e sensação de aperto no peito. As crises podem ser desencadeadas por poeira, mofo, cheiros fortes, umidade, emoções e mudanças de temperatura