Sistema de informatização qualifica trabalho do Hospital

Publicada em 03/07/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcisio Zimmermann deu início à apresentação do novo sistema - Foto: Robson Nunes
Um novo sistema de armazenamento e cruzamento de informações já está qualificando o atendimento e o trabalho dos profissionais do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). Na manhã de terça-feira, dia 3 de julho, na sala do Núcleo de Estudos da Feevale da casa de saúde hamburguense, o prefeito Tarcisio Zimmermann, juntamente com membros da Secretaria de Saúde (SMS) e Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), apresentou oficialmente a nova ferramenta implantada. A apresentação ocorreu com um café da manhã voltado à imprensa, onde os representantes de veículos e meios de comunicação puderam conhecer e tirar dúvidas sobre a novidade.

Conforme o prefeito, para que o novo sistema fosse implantado foi feito um investimento de um milhão de reais. “Este é um sistema complexo que traz uma mudança de atitude dos profissionais da saúde, que tiveram que ser capacitados para manusear a nova ferramenta de trabalho”, destacou. Em seguida, a gerente de Informática da SMS, Tatiane de Souza, explicou as funcionalidades e mostrou as principais vantagens de se ter um meio de informações tanto para setores administrativos quanto de atendimento direto aos contribuintes. “As melhorias são muitas, pois tudo que era feito de forma manual, agora será feito em um sistema de consulta em toda a rede de saúde”, afirmou Tatiane.

Novo sistema e suas vantagens

Com a informatização do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), que é feita em módulos, informações básicas de trabalho e de histórico de pacientes estarão disponíveis aos profissionais de modo fácil e prático de consulta (sistema online). Com isso, haverá otimização de recursos, compras de medicamentos, atendimentos ao público e exames. Com ele será possível ter um histórico de todas as consultas feitas por qualquer pessoa que passar por atendimento na rede de saúde pública de Novo Hamburgo, além de medicamentos prescritos, exames feitos ou encaminhados. “Desde a chegada de pacientes, o sistema reconhecerá as informações ligadas ao Cartão SUS, localizará pacientes internados ou em atendimento ambulatorial, seja na UPA, no PA ou no Hospital”, descreveu Tatiana.

Informações permitirão gestão qualitativa

A partir do cadastro de todas as informações na nova ferramenta, a gestão de saúde pública do Município poderá trabalhar ações qualitativas em diversas áreas. Um exemplo desta possibilidade é o georreferenciamento de dados, que possibilitarão saber quais são as demandas e necessidades específicas de cada área a qual pertencem as unidades de saúde e ainda mapear e quantificar a ocorrência de doenças de forma específica. “Sabendo o que ocorre, nas mais variadas situações, poderão ser desenvolvidas ações de prevenção de doenças e campanhas educativas juntamente com as Equipes de Saúde da Família”, apontou Tatiana. Ao final do evento, o prefeito ainda destacou que a Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), a qual possibilitou todo o novo sistema de informatização, centralizará também o apoio técnico ao Hospital.

Possibilidades do novo sistema:

- Controle de alocação de leitos, visitas, estoques, medicações e dietas

- Controle e histórico de pacientes em todas as unidades de saúde

- Localização de pacientes internados ou em atendimento ambulatorial

- Análise e gestão de gastos

- Acompanhamento de medicamentos desde a chegada até o tratamento do paciente

- Controles de infecção hospitalar

- Exames laboratoriais e resultados na internet

- Prescrições médicas eletrônicas

- Unidades com chamadas eletrônicas (inclusive em Alemão)

- Vídeos informativos nas salas de espera com informações de atendimentos e de campanhas de saúde