Inaugurado novo anexo do Hospital de Novo Hamburgo
Antes de visitar o moderno e amplo anexo, que recebeu um investimento de R$ 5,7 milhões, as mais de 400 pessoas que prestigiaram o evento ainda presenciaram uma bênção ecumênica, feita por padres e pastores e a interpretação da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo dos hinos Nacional e de Novo Hamburgo. Este último entoado em conjunto com o grupo de Apoio Amigos de Mãos Dadas. Com o perfil de oferecer atendimentos 100% SUS e jamais fechar as suas portas para a população, a casa de saúde terá um incremento de 2.296,65 metros quadrados em sua área física, passando para um espaço total de 8.606,68 metros quadrados. “Esse é realmente um dia especial. Após modificações e qualificações em relação à obra, após um longo trabalho e a formulação do pacto Mais Saúde para Novo Hamburgo, a criação da Fundação de Saúde, novas unidades e equipes de Saúde da Família, chegamos a este momento marcante. No entanto, chegamos na metade do caminho, pois ainda temos que construir outras 13 unidades”, declarou Tarcísio, que não conseguiu conter as lágrimas. Antes dele, o secretário Simoni antecipou ainda que vai novamente auxiliar o Município com mais leitos de UTI. “Estamos ampliando o acesso e vamos ampliar a UTI de Novo Hamburgo em mais 10 leitos”, confirmou.
Ainda durante a cerimônia, o enfermeiro e coordenador de enfermagem Luiz Besson fez um discurso emocionado ao lembrar o empenho de toda a equipe, que durante a manhã de domingo realizou um mutirão de limpeza para deixar o novo anexo preparado para os últimos ajustes antes da inauguração. “Mais de 100 pessoas estavam aqui. Isso é comunidade. Onde há união e força, como aqui, não tem nada que dê errado”, disse, também deixando lágrimas caírem.
A inauguração do Anexo 1, além de um marco na área da Saúde de Novo Hamburgo, completa um projeto iniciado em 2009, quando a Administração lançou o pacto federativo Mais Saúde Para Novo Hamburgo. Depois disso, foram criadas ainda a Fundação de Saúde Pública (FSNH), que acabou com a terceirização dos funcionários, a implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do SUS em Casa, e de novas estruturas de atendimento, como quatro Unidades de Saúde da Família e uma nova Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA Canudos). Ainda estão em projeto ou em construção outras nove USFs, uma nova UPA (para o Centro) e um segundo anexo para o Hospital Municipal.
Infraestrutura mais adequada para comunidade e trabalhadores
Com a nova emergência, a qualificação do atendimento será o principal ganho. Comparado com a estrutura antiga, o espaço inaugurado é 43% maior, sem contar a área coberta externa. Nesta nova emergência (térreo), estarão dez novos leitos de UTI, outros dez de observação e, ainda, um leito de isolamento e dois leitos de estabilização. Além disso, com os outros 60 novos leitos, a casa de saúde passará a ter 250, desafogando a infraestrutura do espaço antigo. Os novos leitos serão distribuídos nos dois pavimentos acima do térreo, onde fica a nova emergência.
Equipes promoverão visitas guiadas ao novo prédio
Após a cerimônia de inauguração, a comunidade poderá conhecer as dependências do Anexo 1. Visitas guiadas serão feitas pelas equipes do Hospital Municipal a cada 20 minutos, até as 17 horas. Na quinta-feira, dia 31, o novo espaço entrará em operação, a partir das 7 horas. Inicialmente, será feito durante esse dia a acomodação de pacientes que até então se encontram na estrutura antiga, deslocando-os para o Anexo 1. A partir de sexta-feira, dia 1º de junho, que a nova emergência estará aberta para atendimento pleno à população.
O Anexo 1
- Nova emergência e nova UTI no térreo e mais dois andares com 60 leitos
- Mais espaços para internação e atendimento
- 100% climatizado
- Instalações modernas e de acordo com as exigências das normas de saúde
- Espaços adequados para a enfermagem e atendimento
- Móveis novos e projetados conforme as necessidades dos pacientes e do atendimento
- Leitos e rouparias novos
- Sala de descanso para a enfermagem
- Quartos de descanso para médicos plantonistas
Aumento da infraestrutura:
Área antiga do Hospital: 6.310,03 m²
Nova emergência: 759,63 m²
60 leitos: 745,29 m² por andar
Total do Anexo 1: 2.296,65 m²
Total com a ampliação: 8.606,68 m²
Depoimentos:
“A nossa nova emergência é uma das melhores do Estado com toda a certeza. Atenderá 100% SUS e toda a comunidade. Este é o momento de comemorar uma obra feita por muitas mãos. Uma obra feita pelo povo de Novo Hamburgo para Novo Hamburgo”
Clarita de Souza, Secretária de Saúde de Novo Hamburgo
“Precisamos agradecer a todos os profissionais que trabalharam para essa obra se tornar realidade e a força tarefa que auxiliou nos últimos dias. Agora temos um espaço moderno e qualificado de atendimento. As expectativas são muitas e as perspectivas de cada vez mais melhorias são reais. Estamos trabalhando para ter um novo padrão de estrutura e atender a comunidade com toda a dignidade e amor”
Simone Zucolotto, diretora presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo
“Estamos todos muito orgulhosos com os novos 60 leitos e o atendimento 100% SUS. O Conselho Municipal de Saúde nunca trabalhou tanto como nos últimos anos, pois são muitos os projetos para aprovar. Todos os trabalhadores da Saúde estão de parabéns”
Diones de Fátima Ayres, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Novo Hamburgo
“Um sonho tão distante se concretiza. Agora vamos trabalhar para o início de grandes reformas na parte antiga do Hospital. Essa casa quer e tem parceiros incansáveis para buscar uma nova meta, sempre com a finalidade de devolver as pessoas mais saudáveis possível para seus lares”
Suzana Ambros Pereira, responsável técnica da Equipe Médica do Hospital Municipal