Projeto Polos traz apresentação musical ao Município

Publicada em 16/05/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Os artistas Michel Dorfman e Ayres Potthoff. - Foto: Divulgação
Cultivar a arte através da música, este é o objetivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), que juntamente com a Fundação Ecarta, trará a Novo Hamburgo, no sábado, dia 26 de maio, às 20 horas, o projeto Polos. O evento é uma iniciativa da Fundação Ecarta, que consiste em em levar, até novembro, sete espetáculos do Ecarta Musical a três cidades gaúchas por ano. Em 2012, serão Lajeado, Novo Hamburgo e Bento Gonçalves. O Show Encontro, dos instrumentistas Ayres Potthoff e Michel Dorfman, ocorre no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66).

Nos sons da flauta e do piano, os artistas exploram o rico universo da música brasileira considerando o senso das suas inflexões e suas complexas simplicidades. Da canção ao batuque, da bossa nova ao samba, das influências regionais às universais, no espetáculo, o duo navega pela música de mestres como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Moacir Santos, Tom Jobim, Severino Araújo e Pixinguinha. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Artistas

Ayres Potthoff especializou-se com os flautistas Keith Underwood e Ransom Wilson, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Posteriormente, recebeu o título de "Mestre em Flauta" pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Celso Woltzenlogel. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas, organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas do Rio de Janeiro e de Porto Alegre, e foi diretor executivo da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Desde 2008, apresenta-se em diversos países com o duo norueguês A Corda e os violonistas Felipe Azevedo e Daniel Wolff. Atualmente, é professor no Instituto Metodista de Porto Alegre.

Michel Dorfman iniciou seus estudos musicais com seu pai, o maestro Paulo Dorfman, e posteriormente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou em Composição. A partir de 1989 passou a atuar como pianista na Orquestra Popular de Porto Alegre (Oppa). Como pianista, apresentou-se praticamente com todos grandes nomes da música gaúcha. Recentemente trabalhou como arranjador e pianista no CD "Sambô", da cantora Renata Adegas.