Maikerbfest movimentou a comunidade hamburguense

Publicada em 14/05/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Grupo de Dança Alemã Baum Schnais de Dois Irmãos animou a todos com suas danças típicas. - Foto: Marcella Trindade
Além do dia das mães, o domingo, dia 13 de maio, em Novo Hamburgo também foi marcado por mais uma edição do Maikerbfest. O evento, repleto de atividades para cultivar a cultura alemã, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), juntamente com a Comunidade Evangélica da Confissão Luterana da Ascensão e a Sociedade de Canto União Fraternal. O evento iniciou em frente a Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2394), onde a comunidade pôde ouvir algumas músicas típicas e beber o tradicional chopp, que foi distribuído a todos pelo bierwagen, que logo após, seguiu até a Sociedade de Canto União Fraternal (Av. Pedro Adams Filho, 3.973), onde uma tarde cheia de atividades aguardava a todos.

Para Sílvio Júlio, 82 anos, organizador do kerb juntamente com a SECULT, é maravilhoso poder comemorar e apreciar a festa junto com a comunidade. “Quando era pequeno participei de muitos kerbs com minha família e sempre gostei muito. É uma satisfação poder trazer este evento para nossa comunidade. Fazer o Maikerbfest é uma realização”, afirmou. A corretora de imóveis Maria Margarida Grings, 49, participa todos os anos do evento e contou ter retornado da Alemanha recentemente, onde também pôde apreciar o verdadeiro kerb. “Adoro participar dos kerbs organizados tanto em nosso Município como em outros locais. Nossa cultura é muito forte e bonita, é muito importante fazermos este resgate da cultura germânica”, salienta Maria.

Como manda a tradição, o kerb ocorreu no quinto final de semana após a Páscoa, e reuniu a comunidade, que se divertiu com os jogos germânicos, o show da Tia Herta, além do almoço típico alemão. A comunidade também aprendeu alguns passos de dança com coreógrafos da escola de dança Enthus. Destaque também para a apresentação do Grupo de Dança Alemã Baum Schnais de Dois Irmãos, que atraiu os olhares da comunidade com suas danças típicas alemãs.