Xadrez movimentou a Olimpíada Escolar de Novo Hamburgo
Durante as partidas, disputadas por alunos das redes municipal, estadual e particular de Novo Hamburgo, foi possível perceber o gosto dos participantes pelo esporte. Este carinho pela modalidade vem muitas vezes do incentivo dos professores, que destacam os benefícios do xadrez para a vida dos estudantes. Uma das professoras da Escola Municipal Machado de Assis, Ana Regina Sorgetz, contou o quanto o jogo é importante. “O xadrez não é só necessário para a vida acadêmica, mas sim para todos os aspectos da vida, ele ajuda na concentração, na tomada de decisões e no respeito pelo adversário. E aqui na Olimpíada Escolar eles fazem amigos e convivem com diferentes desafios, tornando-se pessoas e alunos melhores”, destacou a educadora, que há 10 anos proporciona a modalidade na sua escola.
Já que o jogo exige calma e concentração, para as alunas Bárbara Soares, 10, e Lauren Nardin, 8, estas características não faltaram. A dupla foi a última a encerrar o primeiro ciclo de disputas, e ficaram quase uma hora no mesmo jogo. A partida terminou empatada, para a alegria das duas. “Gostamos de jogar, já faz dois anos que praticamos em nossas escolas. Estamos aqui para praticar e fazer novos amigos”, contaram as meninas.
A etapa do xadrez foi mais uma, de um total de 10 modalidades, que serão disputadas no decorrer do ano. Participam das Olimpíadas Escolares Para Todos alunos entre 8 e 16 anos, dependendo da modalidade.
Modalidades:
Futsal: disputada em 10, 12 e 13 de abril
Tênis de Mesa: disputada em 17 de abril
Natação: disputada em 28 de abril
Xadrez: disputada em 9 de maio
Judô: 26 de maio
Atletismo: 12, 13 e 14 de junho
Basquete: 19 de junho
Vôlei: 25 de junho
Handebol: 2 e 3 de julho
Punhobol: 13 de julho