Aula Inaugural debate a avaliação na educação

Cerca de dois mil professores da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e convidados participaram na manhã de quinta-feira, dia 16 de fevereiro, da Aula Inaugural promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Reunidos no Teatro Feevale, os educadores acompanharam a palestra do professor Celso Vasconcellos, que tratou dos processos avaliativos desenvolvidos pelas escolas. A aula, que já é tradição da cidade, foi também a recepção da secretaria aos profissionais que, após o recesso, retomam as aulas no dia 22.
Com o tema “A Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudanças”, Vasconcellos abordou aspectos históricos da educação e a mudança nos processos de avaliação desenvolvidos e aplicados nas escolas. Autor de diversos livros sobre o tema, o doutor em Educação, filósofo e pedagogo apresentou, ainda, uma lista de ações que podem auxiliar os educadores. “Meu objetivo é mostrar que pequenas ações e mudanças simples no dia a dia podem contribuir para o processo avaliativo”, explicou. Interagindo com o público usando do bom humor, Vasconcellos agradou aos professores. “Ele fala de questões práticas e da realidade da escola. A avaliação é um tema que deve sempre ser debatido”, disse a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta, Fabiana Winck da Silva.
Professores recebem as boas vindas
A primeira atração do evento foi o aluno da EMEF Boa Saúde Douglas Padilha, que agitou o público cantando sucessos do sertanejo universitário. Ao recepcionar os professores das 76 escolas municipais e espaços pedagógicos, o secretário da SMED, Alberto Carabajal, falou sobre os resultados do Pacto pela Aprendizagem: Todos Temos o Direito de Aprender, que diminuiu o índice de repetência dos alunos no último ano. “Estamos numa histórica melhoria da educação pública na cidade e neste ano estaremos ainda mais próximos das escolas”, destacou. Representando a Administração, o titular da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), Roque Werlang, destacou as principais obras realizadas nas mais diversas áreas e que também contribuem para a educação. “Além das melhorias realizadas nas escolas, as ações que promovem a saúde, o desporto, o lazer e a qualidade de vida das pessoas colaboram com o desenvolvimento dos nossos alunos”, resumiu.