Monitores de Telecentros participam de encontro de capacitação

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), realizou na sexta-feira, 29 de novembro, uma atividade de formação para os monitores dos telecentros do Município. Durante o evento, os responsáveis pelos espaços de inclusão digital conversaram, expondo suas opiniões e sugestões. Além disso, o encontro foi uma oportunidade de qualificação e aprimoramento do trabalho desenvolvido por eles.
O diretor de Inclusão Digital da SETID, Guilherme Zimmermann, realizou a mediação da atividade e aproveitou o momento para dar dicas e trazer novidades sobre os projetos da secretaria. “O Albano Hartz é um protótipo do que queremos para os demais telecentros. Eles são a porta de acesso à informação para a comunidade. Além da tecnologia, queremos utilizar os espaços da inclusão digital como um meio de acesso a cultura, além de ampliar cursos em outras modalidades”, ressaltou.
Mas as novidades não param por aí. Ainda segundo o diretor, em 2014 um novo projeto deve ser inserido com as escolas e atuais telecentros. “Vamos montar um projeto para vincular nos espaços a robótica, para que as crianças aprendam também a programar. É uma atividade que traz inúmeras possibilidades de aprendizado”, destaca Zimmermann.
Monitor do telecentro Albano Hartz, Rômulo Garcia, auxilia nas aulas do curso “A Hora do Idoso”, e durante a roda de conversa, falou suas experiências ao longo deste primeiro mês de trabalho. “Não tinha experiência para lidar com idosos, apenas com crianças, e não foi muito diferente. É uma questão de adaptação. As vezes é complicado entender que coisas que são tão simples, para alguns, é tão difícil para outros, mas faço tudo o que posso para ajudá-los. É gratificante poder ajudar e perceber a felicidade dos idosos ao aprenderem, sem contar a facilidade de alguns para mexer com o computador”, conta Garcia.