Conselho Municipal de Trânsito faz balanço de atividades

O Conselho Municipal de Trânsito reúne representantes do executivo, da sociedade civil, empresas, sindicatos, ensino público e privado, Brigada Militar e Guarda Municipal. Os encontros ocorrem uma vez por mês. De acordo com o secretário da SESMUR, Danilo de Oliveira, o grupo tem por objetivo avaliar e estudar questões relacionadas com o sistema viário municipal, propondo à Administração medidas que contribuam para mudanças positivas no trânsito. “A participação dos diversos setores da sociedade permite um diálogo amplo, baseado em diferentes opiniões, contribuindo para melhorias significativas”, explica.
Contribuições em 2013
Dentre as contribuições do Conselho Municipal de Trânsito para o ano de 2013, e já implantado no sistema, o relatório apresentado destaca as seguintes ações:
- Alteração de sentido único na Rua João Antônio da Silveira e na Rua Almirante Barroso. A mudança teve como objetivo a redução do número de acidentes no cruzamento das vias com a Rua Joaquim Nabuco.
- A alteração de circulação de veículos na Rua Frederico Mentz. A medida atendeu a solicitação da comunidade escolar do local. A mudança ajudou a ordenar o grande fluxo de veículos de coletivo urbano que circulam na via. A Diretoria de Trânsito também sugeriu que um agente da Guarda Municipal atue no controle do Trânsito nos horários de entrada e saída de alunos de uma escola local.
- Placa de orientação de retorno na Avenida Doutor Maurício Cardoso, no bairro Hamburgo Velho, próximo ao portão de acesso ao Hospital Regina, sentido norte/sul.
- Alteração no semáforo do cruzamento da ERS 239 com a Rua Engenheiro Jorge Schury de três tempos, para quatro tempos. O objetivo foi permitir que os veículos fizessem a conversão em baixo da elevada com segurança. Também foi instalada uma sinaleira auxiliar na Rua Farroupilha ajudando na ordenação do trânsito no local.