Novo Hamburgo recebe capacitaçãode agentes para Polícia Comunitária

Publicada em 07/10/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Para o sargento Rui César Rodrigues, do Comando Regional da Brigada Militar, este projeto é de extrema importância para a segurança do Município - Foto: Marcella Trindade
Com o objetivo de aumentar a segurança pública, a Prefeitura de Novo Hamburgo firmou um convênio com o Governo do Estado trazendo o projeto de Polícia Comunitária ao Município. Na segunda-feira, 7 de outubro, iniciaram as aulas de capacitação para 44 policiais que foram selecionados para participar do programa. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Aírton Michels, e do prefeito Luis Lauermann.

“Esta é uma data e um momento especial, que culmina o início de mais um processo de adequação, formação e aprimoramento para a nossa cidade”. Foram com estas palavras que o prefeito Luis Lauermann começou seu discurso, relatando a alegria da cidade por estar iniciando o projeto. “Quero saudar ao secretário Aírton Michels, e agradecer por todo o seu trabalho no Governo. Tivemos um avanço muito significativo ao longo dos últimos anos em nosso Estado. Precisamos continuar avançando no conceito de trabalho de prevenção, de aprimoramento e acima de tudo, de integração com toda a comunidade”, ressaltou o prefeito.

Michels afirmou que em bairros onde já foram implantados o programa é possível perceber o quanto a comunidade recebe com satisfação o policiamento comunitário. “A comunidade sempre pergunta se realmente o policial ficará trabalhando e morando no seu bairro. Se o programa vai permanecer, se eu garanto que acontecerá. E eu digo que sim, garanto. A brigada estará lá, na rua, junto da comunidade. O projeto é uma relação da Prefeitura e Estado, e conta com a participação construtiva da comunidade para o enfrentamento da criminalidade. Queremos que as pessoas vejam o policial como uma autoridade para nos representar no bairro. Queremos que saibam que os policiais são pessoas dignas, de confiança e que trabalham para o bem público”, destacou.

Também presente no evento, o coordenador Estadual do Projeto de Polícia Comunitária, coronel Júlio César Marobin destacou que desde o início do programa, há um ano e meio, mais de oito milhões de reais já foram investidos em oito municípios. “O projeto de Polícia Comunitária está obtendo um retorno positivo nos locais onde já está implantado. A inserção do policial na comunidade onde ele vai operar define um novo alinhamento da polícia com a população. Esse modelo de trabalho existe em alguns lugares do mundo, mas em nenhum lugar, existe no formato que desenhamos aqui no Rio Grande do Sul. Isso só nos foi permitido devido a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Novo Hamburgo, que viabiliza essa inserção do policial através do pagamento do auxílio aluguel”, relata Marobin.

Polícia Comunitária

O programa de Polícia Comunitária busca aproximar policiais da comunidade, com a intenção de garantir a segurança da população a partir desta convivência, para isso, durante o curso de capacitação os policiais aprenderão sobre a forma de atuação do projeto. O projeto destina ainda um valor de auxílio moradia para os 44 participantes do programa. Cada policial receberá o valor de 247 URM (Unidade de Referência Municipal) equivalente a R$ 598,60. Os policiais militares receberão 11 viaturas, algemas, bicicletas, coletes, rádios de comunicação e pistolas.

Para o sargento Rui César Rodrigues, do Comando Regional da Brigada Militar, este projeto é de extrema importância para a segurança do Município. “Faremos um trabalho especial para conhecer a comunidade local. Este contato vai dar a abertura que precisamos para realizarmos o nosso trabalho e para saber dos problemas existentes na comunidade”, ressalta Rodrigues.