Mais conforto e mobilidade no entorno do Estádio do Vale

Publicada em 09/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Para o aposentado Pedro Exner, a rua se transformará em um novo acesso dos moradores até a Estação Santo Afonso da Trensurb - Foto: Paulo Barcelos
Com o objetivo de oferecer mais conforto e mobilidade no entorno do Estádio do Vale, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), realizou a abertura e pavimentação de uma nova via ao lado do estádio. A rua recebeu obras de drenagem, colocação de meios fios, pavimentação asfáltica, passeio e iluminação pública. O investimento foi de R$ 110 mil.

De acordo com o prefeito Luis Lauermann, esses investimentos deixarão um legado positivo para a cidade e principalmente aos moradores da localidade, além de auxiliar no acesso de torcedores, turistas e toda a população em dias de jogos. “Novo Hamburgo está se apoiando em uma oportunidade que vai trazer consequências positivas em vários setores econômicos, além de colocar a cidade na vitrine de grandes eventos”, argumenta. Nos últimos dias, quem passa ao lado do Estádio do Vale já percebe a expressiva movimentação de trabalhadores das mais diversas áreas.

A oportunidade veio com a vontade do Sport Club Internacional de sediar seus jogos do Campeonato Brasileiro no Município. A partir disso, a Prefeitura solicitou que as entidades de segurança (do Estado e do Município) fossem consultadas para viabilizar os jogos. Essa oportunidade também veio ao encontro de Novo Hamburgo estar confirmada entre as dez cidades do Rio Grande do Sul na lista da FIFA como possível Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de Futebol que acontecerá no Brasil em 2014. Conforme o secretário de Esporte e Lazer de Novo Hamburgo, Ricardo Ritter, a cidade será projetada para todo o mundo. “Estamos na disputa para ser um Centro de Treinamento de alguma seleção e agora teremos a nossa cidade vista por todo o Brasil e também outros países”, afirma. Os jogos do Campeonato Brasileiro tradicionalmente são transmitidos para cerca de 160 países.

Com a abertura da rua ao lado do estádio, os moradores também comemoram a facilidade do acesso que terão junto a Estação Santo Afonso do metrô. Ela será uma importante ligação entre a Rua Santa Tereza e a Rua Simões Lopes (com saída para a Estação Santo Afonso). O aposentado e morador da região, Pedro Exner, exaltou a melhoria. “Agora podemos utilizar a via para chegar ao trem”, disse. Também relacionando a oportunidade, o secretário de Obras, Enio Brizola, destaca que as melhorias do entorno beneficiam toda a cidade. “Novo Hamburgo ganha com retorno comercial e visibilidade”, explicou.

Serviços realizados no entorno do Estádio do Vale

- Abertura da rua ao lado do Estádio do Vale;

- Terraplenagem do terreno para construção da rua;

- Drenagem;

- Pavimentação asfáltica;

- Colocação de meio-fio;

- Passeio público para pedestres;

- Postes e iluminação pública;

Investimento total: R$ 110.000,00

Segurança e trânsito

Em reunião na quarta-feira, dia 7 de agosto, a Prefeitura de Novo Hamburgo, Guarda Municipal, Brigada Militar, Esporte Clube Novo Hamburgo e Sport Club Internacional, encaminharam as definições para o trabalho de segurança e trânsito durante o jogo contra o Atlético-PR. Ficaram definidas as seguintes orientações:

- A Guarda Municipal atuará no auxílio e orientação do trânsito no entorno do Estádio do Vale;

- A Brigada Militar atuará no policiamento externo e interno do Estádio do Vale;

- A Rua Santa Tereza (portão principal do Estádio do Vale) estará bloqueada, como ocorre normalmente em dias de jogos, entre as Ruas Sorocaba e Garça, a partir das 9 horas de domingo, dia 11 de agosto;

- A Rua Macapá será fechada a partir da Rua São Leopoldo;

- A nova rua ao lado (sem nome) também estará fechada, para melhor circulação e dispersão de torcedores;

- Nos perímetros de fechamento não será permitido o estacionamento de veículos, apenas acesso local de moradores;

- A torcida do Inter entrará pelos portões principais (Rua Santa Tereza e Rua Nova);

- A torcida do Atlético-PR entrará pelo portão dos fundos, na Rua Simões Lopes.

Fiscalização e venda de bebidas alcoólicas

A partir da reunião entre as entidades envolvidas, foi definido que a Rua lateral do Estádio (sem nome) será destinada aos vendedores que se cadastraram para trabalhar em dias de jogos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) estará presente durante o jogo para fiscalização, não sendo permitida a venda de bebidas alcoólicas e recipientes de vidro no entorno do Estádio do Vale.

Transporte público:

- Linhas de ônibus que passam no Bairro Centro e se deslocam para o Bairro Santo Afonso, passando pela Avenida Primeiro de Março, próximo do Estádio do Vale (aproximadamente 400 metros do Estádio).

- Primeiro de Março – Saindo do Paradão

Horários: 15:30, 16:30, 17:30, 18:30.

- Canudos Santo Afonso

Horários: 13:50, 14:50, 16:20, 16:40.

- Canudos via BR-116

Horários: 13:55, 16:35, 18:10.

Linha de ônibus que passa no Bairro Centro e se desloca para o Bairro Santo Afonso, terminando seu itinerário na Rua São Leopoldo, esquina Rua Macapá, próximo do Estádio do Vale (aproximadamente 200 metros do Estádio)

- Vila Marte – saindo do Paradão

Horários: 15:10, 15:30, 15:50, 16:10, 16:30, 16:50, 17:10, 17:30, 17:50, 18:10, 18:30, 18:50.

Ao final do jogo, haverá quatro ônibus da empresa Hamburguesa, que deslocará os torcedores até a área Central da cidade. Estes ônibus sairão da Rua Santa Tereza, esquina Rua Macapá (em frente aos portões da Social do ECNH), logo após o jogo.